Apesar das declarações públicas do treinador Ruben Amorim de que não iria contratar jogadores do Sporting em janeiro, a imprensa inglesa chegou a apontar o avançado Gyokeres como alvo do Manchester United. No entanto, A BOLA apurou que Amorim poderá ter mudado de intenções e estar a olhar para outros ativos leoninos, nomeadamente Geovany Quenda.
«Em janeiro não vou buscar ninguém ao Sporting. No verão não sei o que vou fazer. Principal ponto: aguentar-me até ao verão. Segundo ponto: logo se vê. Os jogadores do Sporting são grandes jogadores e logo se vê o que vai acontecer», tinha prometido Ruben Amorim antes do jogo com o SC Braga a 10 de novembro.
Cenário difícil no Manchester United
O problema para os verde e brancos pode ser mesmo a ressalva de Amorim em "aguentar-se até ao verão". Neste momento, o Manchester United ocupa o 14.º lugar da Premier League, com 22 pontos, a 12 dos lugares europeus e a 22 (!) do líder Liverpool. Uma situação "humilhante" para um dos maiores clubes do mundo, que Amorim terá de reverter para assegurar o seu futuro em Old Trafford.
Para melhorar este cenário, Amorim pode procurar reforços no mercado de janeiro. A imprensa britânica apontou Gyokeres, mas A BOLA sabe que será difícil chegar aos valores pelos quais os leões aceitariam a saída prematura do avançado sueco.
Geovany Quenda no radar
Segundo apurou A BOLA, o caso de Geovany Quenda poderá ter outra dimensão e entrar mais facilmente nas contas de Ruben Amorim. O extremo de 17 anos, grande revelação leonina esta época, já estava no radar do Manchester United antes da chegada de Amorim, que agora pode acelerar a sua contratação.
Os verde e brancos estarão dispostos a negociar Quenda por valores na ordem dos 60 milhões de euros mais objetivos, apesar da cláusula de rescisão ser de 100 milhões. Uma situação semelhante à de Bruno Fernandes, que saiu do Sporting para o Manchester United em janeiro de 2020 por 55 milhões mais objetivos.
Gyokeres tem cláusula de 100 milhões
A cláusula de rescisão de Gyokeres é também de 100 milhões de euros, o mesmo valor que Quenda. Ambos os jogadores, juntamente com Bruno Fernandes, têm as mais altas cláusulas do plantel do Sporting.
O avançado sueco, contratado no verão de 2023 por 20 milhões (mais 4 em variáveis) ao Coventry, tem contrato válido até 2028 e só sairá pelos 100 milhões. Portanto, os ingleses poderão ter mais facilidade em avançar primeiro pela contratação de Quenda.