Amizade inesquecível
Há 40 anos, na noite da passagem de ano de 1984, o jornalista de A BOLA Vítor Cândido recebeu uma visita inesperada em sua casa no Lumiar: o recém-chegado jogador argentino Sergio Saucedo, contratado pelo Sporting.
«Estou aqui no quarto, com minha esposa e minha filhinha, a pensar na família lá longe, em Buenos Aires. Por acaso até já pedimos para nos trazerem champanhe para logo brindarmos. Mas aceito o convite e fico muito agradecido», respondeu Saucedo, emocionado com o gesto.
Celebração em duas horas
Assim, Saucedo, a esposa Zuly e a filha Mary Fé juntaram-se à família de Cândido para a celebração. Curiosamente, festejaram duas vezes, pois quando chegou a meia-noite em Lisboa, Saucedo lembrou que no fuso horário de Buenos Aires ainda faltavam três horas, então brindaram novamente às 3 da manhã.
«Pela Argentina», disse Saucedo, dando início a uma amizade que duraria por toda a vida.
Jogadores mais acessíveis
Naquela época, os jogadores eram muito mais acessíveis aos jornalistas. Cândido relembra que frequentemente visitava a Quinta do Lambert, residência de muitos futebolistas do Sporting, onde Saucedo morava com a família. Lá, cultivavam amizades e conviviam com os jogadores.
Saucedo chegou a Lisboa em dezembro de 1984 para reforçar o Sporting, acompanhado pelo compatriota Héctor Chirola Yazalde, lendário goleador argentino que fez a ponte para a sua contratação.