O antigo treinador e jogador do Sporting, Augusto Inácio, criticou duramente a atuação do selecionador nacional, Roberto Martínez, em relação a Geovany Quenda. Apesar de ter sido convocado para os jogos da Liga das Nações, o jovem médio do Sporting não chegou a estrear-se pela equipa das quinas, algo que Inácio considera inaceitável.
Resposta «deselegante» de Martínez
«Quando vejo, depois do jogo, na conferência de imprensa, Roberto Martínez a justificar o porquê de o Quenda não ter entrado, porque o Nuno Mendes sentiu o tornozelo e teve de abrir uma substituição, praticamente foi um sinal de que, provavelmente, tinha dito ao jogador que ia ser internacional naquele jogo», começou por analisar Augusto Inácio, em declarações à Rádio Renascença.
O ex-técnico leonino lamenta que Martínez tenha convocado Quenda apenas para «comer, viajar e dormir», quando este «merecia ter jogado» nesse encontro com a Croácia. «Daí não se entender que um jovem, que ele diz que é um grandíssimo jogador, só vá para lá comer, viajar e dormir, quando era um jogo em que podia muito bem ter sido internacional», criticou.
Inácio considera ainda que a resposta de Martínez na conferência de imprensa foi «deselegante». «Claramente, com uma resposta dessas, de que não é para bater recordes, é, realmente, alguma coisa que pode afetar o nível mental do jogador, porque acho que não merecia uma resposta dessas. Merecia ter jogado, mas essa resposta, realmente, não cabe dentro daquilo que é o espírito da seleção», vincou.
Quenda deveria ter estreado-se
Recorde-se que Geovany Quenda, de apenas 18 anos, poderia ter-se tornado no jogador mais jovem de sempre a representar a Seleção Nacional, mas Roberto Martínez optou por não o lançar em campo no empate (1-1) frente à Croácia.
Nas redes sociais, o jovem médio do Sporting partilhou uma publicação com as cores do clube e uma música intitulada «não me mintas», o que, segundo Augusto Inácio, «as leituras são todas possíveis».
Para o antigo treinador, Martínez «foi deselegante» na forma como abordou a situação de Quenda, considerando que a resposta do selecionador «pode afetar o nível mental do jogador». Inácio lamenta que o jovem não tenha tido a oportunidade de se estrear pela Seleção Nacional neste duplo compromisso.