Este sábado, na Assembleia Geral (AG) do Sporting, os sócios irão votar a proposta da direção liderada por Frederico Varandas para a aquisição do Alvaláxia, um espaço comercial que havia sido alienado em 2007.
A direção apresentará duas hipóteses para a aquisição: a primeira é a «aquisição direta aos proprietários, por "um valor total de até 17 milhões de euros"», e a segunda é «indireta, "mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária", até ao mesmo valor limite». Para que a proposta seja aprovada, terá de ser ratificada por dois terços dos votantes.
Segundo a direção, o «plano estratégico do Sporting para os próximos dez anos considera a aquisição do Alvaláxia como de grande importância», pois permitirá a transferência do museu do clube para este espaço.
Além da proposta de aquisição do Alvaláxia, os sócios também irão discutir e votar o Relatório e Contas do clube relativo ao exercício 2023/24, que apresenta um resultado líquido positivo de 21,1 milhões de euros. No exercício anterior, os leões haviam apresentado um lucro de 431 mil euros, justificado em grande parte por «motivos de atualização financeira dos reembolsos de dívida antecipados efetuados», ou seja, a recompra dos últimos VMOC e o fecho do processo de reestruturação financeira.