O verão está a acabar, mas a realidade do futebol português continua em ebulição. O Clube Nacional da Madeira e o Sporting de Braga têm sido os principais focos de atenção nos últimos dias, com alterações importantes nas suas equipas técnicas.
O novo presidente do Nacional, Rui Alves, não perdeu tempo após assumir a liderança do clube e já se deslocou ao Brasil em busca de reforços. Alves demonstrou uma postura firme, afirmando que irá "começar por dizer aos jogadores, olhos nos olhos: 'Meus senhores, vocês não contam [para o Nacional], sejam honestos, falem com os vossos agentes e sigam a vossa vida'". Segundo o presidente, alguns jogadores podem decidir ficar por questões financeiras, mas após janeiro não voltarão a vestir a camisola do clube madeirense.
Reforços do Nacional no Brasil
Rui Alves revelou que pretende contratar "dois ou três jogadores" no Brasil para reequilibrar o plantel. O único elemento seguro na Madeira é o treinador Tiago Margarido, como o próprio Alves frisou.
Processo de rescisão no Sp. Braga
Já no Sporting de Braga, a administração notificou o ex-treinador Daniel Sousa e a sua equipa técnica a comparecerem esta quinta-feira na Cidade Desportiva. Isto surge na sequência do "imbróglio relacionado com o processo de rescisão" entre Sousa e o clube minhoto.
Na quarta-feira, o Sp. Braga emitiu um comunicado apontando à "falta de moralidade, razoabilidade e retidão" de Daniel Sousa, o que "impede que, neste momento, o acordo de rescisão ainda não esteja assinado". Por sua vez, o ex-técnico dos arsenalistas reagiu em comunicado, afirmando que a sua saída do Sp. Braga foi "uma decisão unilateral e ilícita da SAD" bracarense.
ANTF denuncia João Pereira do Sporting
Além disso, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) vai avançar com uma denúncia sobre João Pereira, novo treinador do Sporting, por este não possuir "habilitações necessárias" para a função. O presidente da ANTF, José Pereira, explicou que "existe uma desconformidade legal, não está habilitado por não ter a certificação exigida para o desempenho das funções".
José Pereira afirmou que a ANTF tem avançado com denúncias sempre que um caso é detetado, como aconteceu com Ruben Amorim e com vários outros treinadores. Apesar de João Pereira ter terminado o curso de treinador de III nível e aguardar certificado, ainda lhe falta a última graduação, o UEFA Pro, que lhe permitirá orientar equipas de I Liga.