Sporting apresenta plano estratégico com novo estádio e novidades para o futuro

  1. Novo estádio com experiência de referência global
  2. Compra do centro comercial Alvaláxia
  3. Mais 2 mil lugares no Estádio José Alvalade
  4. Abertura do capital da SAD a parceiro estratégico

O Sporting revelou esta quinta-feira o seu plano estratégico para o período 2024-2034, intitulado "Future is Coming", com várias novidades importantes para o clube e o seu estádio.

Na apresentação conduzida pelo vice-presidente André Bernardo, destacaram-se três grandes anúncios que vão transformar o futuro do Sporting.

Novo estádio até 2034

Nos próximos dez anos, o Sporting vai abrir um concurso para a remodelação completa do Estádio José Alvalade. Segundo André Bernardo, trata-se de "um investimento de magnitude massiva" para ter "um novo estádio com uma nova experiência de referência global".

"Nos próximos dez anos temos como objetivo abrir um concurso para a remodelação arquitetónica do Estádio José Alvalade por completo. É um investimento de magnitude massiva, mas vamos abrir um concurso. Já tivemos uma proposta e infelizmente saiu um leak [fuga de informação], mas vamos abrir um concurso e vários gabinetes de arquitetura vão concorrer. Mas assumimos este compromisso nos próximos dez anos para termos por completo um novo estádio com uma nova experiência de referência global", afirmou o dirigente.

Alvaláxia volta para o Sporting

O clube anunciou um princípio de acordo para a compra do Alvaláxia, o centro comercial anexo ao Estádio José Alvalade. Este espaço vai servir para melhorar a experiência dos adeptos no dia de jogo, mas também fora dele, e vai acolher o futuro museu do Sporting.

"Chegámos a um princípio de acordo para a compra do Alvaláxia. (...) Vai permitir melhorar muito a experiência do match-day, mas chegar a um novo target e melhorar também a experiência de non match-day, que nós não tínhamos", explicou André Bernardo.

Mais 2 mil lugares no estádio

A partir da próxima época, o Estádio José Alvalade vai ter mais 2 mil lugares disponíveis para os adeptos. Isto vai ser possível com o fecho do fosso, que estava previsto para a época 2025/26.

"Se as obras de licenciamento assim o permitirem teremos mais quatro filas e mais 2 mil lugares. Nós fomos buscar referências ao do que melhor se faz lá fora, e teremos um novo lounge, uma nova entrada para os jogadores e um 'pitch view' que permitirá aos adeptos estarem mais perto dos jogadores", revelou o vice-presidente.

Outras novidades

Além destas três grandes novidades, André Bernardo anunciou ainda que o Sporting vai abrir o capital da SAD de forma minoritária a um parceiro estratégico. O dirigente explicou que este parceiro não será apenas um investidor financeiro, mas alguém que vai "criar valor" e "mitigar todos os desafios" do clube.

Outras mudanças incluem a criação de uma nova categoria de lugares no estádio, os "Lion Seats", com cinco níveis diferentes, e a implementação de um projeto chamado "Early Lion" para permitir a compra antecipada de bilhetes a preços mais acessíveis.

Na área da formação, o Sporting vai reforçar o seu scouting e lançar dois novos projetos: o "Parc des Reves", em parceria com Edgar Davids, para reabilitar um campo no Lumiar, e o "Goleadoras", dedicado ao futebol feminino e já em desenvolvimento na América Latina.

André Bernardo concluiu a apresentação afirmando que este plano estratégico vai permitir ao Sporting dar "o maior salto quântico desde 1906".

João Neves, o 'Gavi' do Paris Saint-Germain

  1. Benfica recebeu 60 milhões de euros do Paris SG pelo jogador
  2. João Neves é comparado ao jovem prodígio Gavi
  3. Neves é descrito como 'incómodo constante' e 'ladrão de luva branca'
  4. Neves recuperou a bola a Mikel Merino quando este estava em situação de golo