Sporting e Benfica lutam por lugar na nova Liga dos Campeões

  1. Novas regras da Liga dos Campeões: 36 equipas competem pela mesma classificação, sendo os 24 primeiros qualificados para a fase a eliminar
  2. Calendário de Sporting e Benfica inclui jogos com fortes adversários como Manchester City, Arsenal, Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern Munique e Juventus
  3. Sporting tem melhor plantel e é favorito a ficar à frente do Benfica, que atravessa período de convulsão após mudança de treinador

Nova fórmula da Liga dos Campeões


Com a implementação de uma nova estrutura da Liga dos Campeões, os rivais lisboetas Sporting e Benfica encontram-se a competir pela mesma classificação, num grupo de 36 equipas, em que apenas os 24 primeiros classificados avançam para a fase a eliminar.


Esta alteração representa um desafio significativo para os clubes portugueses, que terão de garantir uma posição entre os 24 melhores para continuarem em prova e assegurar a sua presença nas competições europeias.

Calendários desafiantes


Apesar de ter partido de um pote mais baixo, o Sporting, que começou a época a grande nível, obteve um sorteio mais favorável na fase de grupos. No entanto, o mês de novembro será um verdadeiro teste, com a receção consecutiva aos ingleses do Manchester City e do Arsenal.


Por outro lado, o Benfica enfrentará adversários de grande calibre, sendo anfitrião dos espanhóis do Atlético de Madrid e do FC Barcelona, e deslocando-se aos redutos dos alemães do Bayern Munique e dos italianos da Juventus. Adicionalmente, os 'encarnados' ainda terão de lidar com encontros com o Feyenoord, da Holanda, e o Estrela Vermelha, da Sérvia.

Objetivos e desafios


Dada a qualidade dos oponentes, o Sporting é apontado como favorito a ficar à frente do Benfica, uma vez que a equipa comandada por Rúben Amorim parece estar melhor preparada do que os 'encarnados', que atravessam um período de convulsão após a saída de Roger Schmidt e a chegada de Bruno Lage.


Para os dois clubes, o objetivo primordial será, pelo menos, evitar os últimos 12 lugares, que implicariam a exclusão de todas as competições europeias. Conseguir pontos desde o início, aproveitando um calendário inicial mais favorável, será crucial para ambas as equipas.

Estreia do Sporting e historial do Benfica


Apesar de ter uma história menos expressiva na Liga dos Campeões, com apenas duas presenças nos oitavos de final na era Champions (desde 1992/93) e uma nos quartos de final (1982/83), o Sporting parece ter um belo presente, com o avançado sueco Viktor Gyökeres como grande referência.


Já o Benfica chega a esta nova edição da Liga dos Campeões em um período de convulsão, após a mudança de treinador e algumas alterações no plantel. No entanto, os 'encarnados' têm um historial mais expressivo na prova, com quatro presenças nos quartos de final nas últimas duas temporadas e 14 participações nas últimas 15 edições da competição.

Calendário da fase de grupos


A fase de grupos da nova Liga dos Campeões será disputada em oito jornadas, marcadas para os seguintes períodos: 17 a 19 de setembro (1ª jornada), 01 e 02 de outubro (2ª jornada), 22 e 23 de outubro (3ª jornada), 05 e 06 de novembro (4ª jornada), 26 e 27 de novembro (5ª jornada), 10 e 11 de dezembro (6ª jornada), 21 e 22 de janeiro de 2025 (7ª jornada) e 29 de janeiro (8ª jornada).


Os oito primeiros classificados avançarão diretamente para os oitavos de final, enquanto as equipas posicionadas entre o nono e o 24º lugar disputarão um play-off de acesso aos oitavos de final.

Fase a eliminar


Os oitavos de final estão agendados para os dias 04 e 05, e 11 e 12 de março. O play-off de acesso aos oitavos de final será disputado nos dias 11 e 12, e 18 e 19 de fevereiro.


Os quartos de final serão realizados em 08 e 09 (primeira mão) e 15 e 16 de abril (segunda mão), as meias-finais em 29 e 30 de abril (primeira mão) e 06 e 07 de maio (segunda mão), e a final da Liga dos Campeões está marcada para 31 de maio, no Allianz Arena, em Munique.

Filipa Patão elogia exibição do Benfica na vitória sobre o Hammarby

  1. Benfica venceu Hammarby por 2-1 na 1ª mão da 2ª ronda de qualificação da Liga dos Campeões feminina
  2. Equipa começou «bastante nervosa» mas «reagiu muito bem» após sofrer o primeiro golo
  3. Treinadora Filipa Patão elogiou a qualidade da equipa sueca, «muito intensa e agressiva»
  4. Vitória foi «muito importante» apesar de «quebra na equipa» após oportunidades de marcar

Gyokeres fica, mas até quando?

  1. Gyokeres marcou 43 golos em 50 jogos na época 2023/2024
  2. A cláusula de rescisão de Gyokeres só é válida no mercado de verão
  3. Gyokeres é a contratação mais cara da história do Sporting
  4. Gyokeres estreou-se com um golo e uma expulsão tirada na Champions

Árbitra albanesa Emanuela Rusta apita duelo entre Sporting e Real Madrid

  1. Emanuela Rusta, primeira árbitra albanesa na Superliga e a nível internacional
  2. Rusta terá como assistentes Erinda Kume e Mirjeta Sala, e Eglantina Pjetrushaj como quarta árbitra
  3. Rusta luta contra estereótipos machistas no futebol
  4. Rusta recebeu muitas mensagens sexistas no Instagram e precisou fechar a conta

FPF anuncia árbitros para a 6ª jornada da Liga Portugal Betclic

  1. Nacional vs. SC Braga, arbitrado por Hélder Malheiro
  2. Vitória SC vs. FC Porto, Fábio Veríssimo como árbitro e Fábio Melo como VAR
  3. Sporting vs. AVS, arbitrado por Ricardo Baixinho
  4. Boavista vs. Benfica, João Pinheiro como árbitro

Luís Castro fica surpreendido com o despedimento do comando técnico do Al Nassr

  1. O treinador português Luís Castro ficou surpreendido pelo seu despedimento do comando técnico do Al Nassr, da Arábia Saudita
  2. Apesar de bons resultados, incluindo a conquista de um troféu, Castro não conseguiu evitar a sua saída, com o clube a contratar o italiano Stefano Pioli
  3. Luís Castro acreditava ter a confiança da administração e que os rumores seriam apenas para desestabilizar a equipa
  4. O Al Nassr, mesmo com Cristiano Ronaldo, enfrenta problemas estruturais no futebol saudita, com o rival Al Hilal a ter prioridade na escolha de jogadores estrangeiros

O fenómeno sueco da Champions: Gyokeres brilha no Sporting

  1. Gyokeres chegou a Alvalade no verão de 2023, proveniente do Coventry City, da segunda divisão inglesa, por 12 milhões de euros
  2. Na época passada, foi o melhor marcador da I Liga, com 25 golos
  3. Na estreia na Champions, voltou a dar provas da sua qualidade com um golo e uma expulsão tirada

Lesão de Gonçalo Inácio preocupa o Sporting

  1. Sporting regressou aos treinos após vitória na Liga dos Campeões
  2. Gonçalo Inácio confirmado como baixa no treino desta quarta-feira
  3. Lesão de Inácio é mais um revés para a defesa do Sporting
  4. Recuperação de Inácio será crucial para o momento da equipa

Ivan Perisic assina pelo PSV

  1. Perisic rescindiu contrato com o Hajduk Spilt em agosto
  2. Perisic é internacional croata com 136 jogos
  3. Perisic foi vice-campeão do Mundo em 2018
  4. PSV é o próximo adversário do Sporting na Champions