Manuel Fernandes, a alma do Sporting CP

  1. Manuel Fernandes era jogador, capitão e treinador do Sporting CP
  2. O arquivo fotográfico de A Bola revela um futebol mais acessível e próximo no passado
  3. Manuel Fernandes era um homem simples, convicto e apaixonado pelo futebol

Manuel Fernandes foi um ícone do futebol português, marcando a sua presença tanto como jogador, capitão e treinador do Sporting CP. A sua ligação profunda com o clube leonino é claramente evidente na entrevista que deu a A Bola em 2019, recentemente republicada.

Não é necessário demorar-nos sobre os feitos de Manuel Fernandes em campo - os seus números de jogos, golos e estatísticas falam por si e demonstram a grandeza do jogador. Porém, é igualmente importante compreender o indivíduo por detrás da figura pública. Manuel Fernandes era um homem simples, que nunca se esqueceu das suas origens, mesmo quando a defesa do seu clube exigia uma postura mais acalorada e menos racional.

O arquivo fotográfico revela um futebol mais acessível


O arquivo fotográfico de A Bola permite-nos viajar a um mundo futebolístico muito diferente do atual, marcado pela crescente privacidade dos desportistas e pelas estratégias comunicativas mais reservadas. Antigamente, era possível ver imagens de Manuel Fernandes a conviver com rivais de Lisboa e até do Porto, algo impensável nos dias de hoje.

«A ida à Gulbenkian para uma sessão com Shéu e um tabuleiro de xadrez é, hoje, uma impossibilidade. As férias no Algarve com António Morais (treinador do Sporting), Diamantino e Toni (ambos figuras do Benfica) e os filhos seriam hoje tema de forte escrutínio.»

Um homem simples num futebol cada vez mais complexo


Na morte de Manuel Fernandes, é fácil falar de um homem simples, convicto, apaixonado, por vezes sem razão, mas sempre com toda a razão do mundo. Essa simplicidade era evidente, não sendo necessário sequer estar na sua presença física para a perceber, pois a sua vida era, também ela, mais simples.

Hoje em dia, os jogadores de futebol são entidades cada vez mais complexas, formadas por eles mesmos, empresários, assessores de comunicação, personal trainers e famílias que se transformam em empresas. O escrutínio constante significa que o mais inocente dos gestos pode influenciar a sua reputação e até os seus compromissos contratuais.

O legado de Manuel Fernandes


Manuel Fernandes era um homem simples porque o jogador que ele era também o era. Não era essa complexa entidade que caracteriza muitos futebolistas nos dias de hoje. O seu legado é o de um ícone de um futebol que já não volta, deixando saudades no Sporting CP, no Vitória, no Santa Clara, em Campo Maior, Sarilhos Grandes e no dérbi de Lisboa.

Manuel Fernandes partiu deste mundo levado por uma doença que teima em ganhar quase todas as partidas. Porém, a sua memória permanecerá viva como a de um homem simples, apaixonado e leal ao clube que amava.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille

Penafiel goleia Tocha e avança na Taça de Portugal

  1. Penafiel goleou Tocha por 4-1 na 2ª eliminatória da Taça de Portugal
  2. Suker marcou dois golos, Skuka e Gabriel Barbosa fizeram os outros
  3. Mafra e União de Leiria também venceram jogos da Taça
  4. Pevidém eliminou o Marítimo após prolongamento com triunfo por 2-1

Benfica qualifica-se para a Liga dos Campeões de Basquetebol

  1. Vitória do Benfica por 91-85 sobre Fribourg Olympic na final do Torneio 1 da fase de apuramento
  2. Equipa orientada por Norberto Alves
  3. Benfica eliminou Rilski Sportist (Bulgária) por 89-88 nas meias-finais
  4. Fribourg Olympic eliminou Norrkoping Dolphins (Suécia) por 80-79