Manuel Fernandes, o «malandro» que «esmagou» o Benfica num histórico 7-1

  1. «O malandro, o malandreco, lembro-me bem»
  2. Dezembro de 1986
  3. 7-1
  4. 4 golos marcados por Manuel Fernandes

O antigo lateral do Benfica, Álvaro Magalhães, que foi rival de Manuel Fernandes, mas companheiro na seleção portuguesa, recorda com vívida memória o célebre 7-1 no antigo Estádio José Alvalade, num jogo em que a defesa benfiquista foi «esmagada» pelo avançado leonino.

Décadas após esse emblemático encontro, Álvaro Magalhães presta tributo ao seu antigo colega da seleção nacional, que faleceu na quinta-feira aos 73 anos, após uma longa doença.

«O malandro, o malandreco, lembro-me bem»


«O malandro, o malandreco, lembro-me bem. Fiquei chateado com ele nesse jogo, foi um jogo em que tudo lhe saiu bem, ao Manuel Fernandes, teve o maior aproveitamento nas oportunidades que o Sporting criou, porque era um jogador esperto, inteligente, dentro da área era terrível e na verdade ficou na história do futebol português esse 7-1», relembrou o antigo defesa.


Álvaro Magalhães foi titular no Benfica nesse jogo de dezembro de 1986, enquanto Manuel Fernandes coroou a sua gloriosa exibição com quatro dos sete golos apontados pelos «leões», naquele que ainda hoje é o resultado mais desnivelado na história dos dérbis.

«Um grande companheiro e um grande homem»


«Além de ser um grande jogador, acima de tudo também era um grande companheiro e um grande homem. Foi um jogador fantástico no Sporting e na seleção também. E é o verdadeiro capitão. Há os capitães, mas este era capitão a sério. Um líder dentro daquele balneário. Deixa saudades também pela simpatia e respeito que tinha pelos adversários», disse Álvaro Magalhães.


O antigo defesa considera que Manuel Fernandes fez parte de uma geração de goleadores, como Jordão, Néné, Fernando Gomes ou António Oliveira e que só isso explica o avançado «leonino» não ter ido com a seleção portuguesa ao Mundial de 1986 e ao Europeu de 1984.

Treinador com a mesma «dignidade» de sempre


Depois de terem sido adversários em campo e amigos fora dele, Álvaro lembrou também que Manuel Fernandes foi seu treinador, no Estrela da Amadora, em 1990/91, com a mesma dignidade de sempre.


«Tive o prazer também de o ter como treinador no Estrela da Amadora (…). E como treinador mantinha a sua mesma dignidade, a mesma frontalidade, a sua exigência. Era uma pessoa muito exigente e que deixa realmente saudades, como outros que já partiram. O Manuel Fernandes faz parte de um grupo de atletas elite, e como capitão era um verdadeiro capitão», adiantou.

Um dos maiores da história do Sporting


O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu na quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada. Nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 05 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.


Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um 'póquer' nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.


Após concluir a carreira como jogador, Manuel Fernandes manteve-se ligado ao futebol, como treinador, orientando Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Sporting, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel e União de Leiria, sendo que, pelo meio, treinou em Angola, no ASA.

Bruno Lage, a única certeza num Benfica em turbulência

  1. Bruno Lage entrou numa fase difícil, mas aceitou as regras do jogo de peito aberto e com entusiasmo
  2. Lage ganhou os dois primeiros jogos e mostrou ter planos alternativos, como se viu na vitória em Belgrado
  3. O sucesso de Bruno Lage é crucial para o futuro próximo do Benfica
  4. Os benfiquistas devem dar tempo a Lage para trabalhar

Assembleia Geral do Benfica: Aprovada a revisão estatutária apesar de turbulência

  1. A proposta global de revisão dos estatutos do Benfica foi aprovada por extensa maioria, num sufrágio que contou com 1644 sócios
  2. João Diogo Manteigas apresentou um requerimento a pedir a suspensão e posterior adiamento da Assembleia Geral Extraordinária
  3. O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, decidiu abandonar o pavilhão sem dar qualquer explicação
  4. Rui Costa pediu desculpas pelo sucedido e sugeriu que os trabalhos fossem retomados

Samu descomplicou, o avançado por quem o FC Porto precisava

  1. Samu descomplicou o que afinal sempre foi bem simples: basta marcar...
  2. Vítor Bruno elogiou os quatro jogadores que tem no plantel para fazer a posição de ponta de lança
  3. Namaso continuará a ter vida, mas terá de esperar nova oportunidade
  4. Samu marcou dois golos no jogo contra o Vitória

Sporting procura manter liderança diante do AVS

  1. Sporting está invicto na Liga com 5 vitórias consecutivas
  2. Sporting tem a melhor média de golos marcados por jogo (3,4)
  3. Sporting tem a melhor defesa da Liga com 4 jogos seguidos sem sofrer golos
  4. Rúben Amorim pode igualar melhor arranque de sempre do Sporting

Vítor Bruno explica remoção de Otávio da ficha de jogo

  1. Vítor Bruno explica decisão de não incluir Otávio na ficha de jogo
  2. Treinador do FC Porto diz que foi decisão para 'proteger o jogador'
  3. Otávio tinha estado em destaque, mas por erros cometidos
  4. Bruno garante que Otávio vai voltar a jogar porque 'confio muito nele'