O futebol de formação do Sporting prepara-se para uma modificação profunda nas próximas semanas. Isto porque está de saída João Couto, atual secretário técnico do setor, que termina contrato no próximo dia 30 de junho, sabendo-se já que o vínculo não será renovado.
Couto soma um total de 16 anos no clube, dividido entre duas passagens: a primeira de 2000/01 a 2005/06 e a segunda desde 2014/15 até aos dias de hoje. O atual cargo era desempenhado por si desde 2020/21.
Sucessor será anunciado em julho
O Sporting está já em campo para encontrar um novo secretário técnico para o futebol de formação, mas, sabe O JOGO, o sucessor só será anunciado depois de terminar o contrato de João Couto, ou seja, já durante o mês de julho, revelou o jornal.
Paulo Gomes e Tomaz Morais são codiretores gerais da Academia Cristiano Ronaldo, tendo este último o pelouro da parte desportiva, ou seja, do futebol de formação.
Couto conquistou bicampeonato nos juvenis
João Couto começou como treinador dos sub-17 e 19, entre 2000 e 2006, tendo treinado, entre outros, Cristiano Ronaldo e o atual diretor desportivo dos leões, Hugo Viana. Nesse período, conquistou um bicampeonato nos juvenis, fechando o primeiro tri da história do Sporting no referido escalão.
Após um interregno, em que passou pela Arábia Saudita, no âmbito de um protocolo estabelecido entre Sporting e Al-Ahli Jeddah, regressou à Academia em 2014/2015 para assumir o comando técnico da equipa de sub-17.
Agora, após reunião com a Direção, a decisão de terminar o ciclo foi tomada por mútuo acordo. A BOLA sabe que o Sporting está a trabalhar para apresentar um novo nome para ocupar a vaga deixada por João Couto.