O Japão goleou esta sexta-feira a Indonésia por 4-0, em Jacarta, num jogo da 5.ª jornada da segunda fase de grupos da qualificação da Ásia/Oceânia para o Mundial 2026. O médio do Sporting, Hidemasa Morita, apontou um dos golos da partida.
Num jogo que teve dois golos em cada parte, o primeiro foi apontado aos 35 minutos, num autogolo de Justin Hubner, jogador dos sub-21 do Wolverhampton. A jogada teve um toque de classe de Morita, que recebeu, na área, um passe de Koki Machida, soltando de calcanhar, em rotação de corpo, para Daichi Kamada, que cruzou rasteiro e viu Hubner fazer autogolo ao tentar evitar o passe para um adversário.
Minamino e Morita marcam no primeiro tempo
O 2-0 foi apontado aos 40 minutos, por Takumi Minamino. O jogador do Mónaco, assistido por Kaoru Mitoma, do Brighton, rematou de primeira com o pé esquerdo: a bola bateu no poste e entrou.
Na segunda parte, um mau passe para a frente do guarda-redes Maarten Paes levou a bola para Morita, que simulou perante Nathan Tjoe-A-On e rematou de pé direito, rasteiro, junto ao segundo poste, para o 3-0 aos 49 minutos. À 40.ª internacionalização pelo Japão, foi o sexto golo do médio de 29 anos do Sporting.
Sugawara marca o quarto golo
Aos 62 minutos entraram em campo os protagonistas do 4-0, apontado aos 69 minutos. Depois de tabelar com Junya Ito pela direita, o lateral Yukinari Sugawara fugiu à marcação direta e, sem qualquer oposição, teve tempo e espaço para rematar já quase na pequena área para o fundo da baliza.
Classificação do grupo C
Na Indonésia foi titular o ex-Famalicão Calvin Verdonk, numa seleção que recentemente recrutou vários jogadores nascidos nos Países Baixos, mas com ligações à diáspora.
Na classificação do grupo C, ao fim da primeira volta, o Japão é mais líder, agora com 13 pontos, estando em excelente condição para garantir o acesso ao Mundial 2026. Seguem-se Austrália, Arábia Saudita e China (todos com seis pontos) e Bahrain e Indonésia (ambos com três pontos).