Seleção portuguesa vence Irlanda por 3-0 em jogo de preparação para o Euro 2024
A seleção portuguesa de futebol venceu a Irlanda por 3-0 num jogo de preparação para o Campeonato da Europa de 2024, disputado em Aveiro. A equipa liderada por Roberto Martínez mostrou-se confiante para a prova continental, apesar de um erro de arbitragem que não afetou o resultado final.
O jogo foi dirigido pelo árbitro inglês Christopher Kavanagh, com o auxílio do VAR, e foi alvo de análise por parte do comentador Duarte Gomes. O especialista considerou que o árbitro cometeu um erro ao não assinalar um penálti a favor de Portugal no final da primeira parte, quando Brady carregou irregularmente sobre Cristiano Ronaldo.
Análise do árbitro
«Quando as imagens são tão evidentes, não há muito a dizer: pontapé de penálti por assinalar de Brady sobre Cristiano Ronaldo. O irlandês saltou nas costas do capitão português, carregando-o de forma irregular. O árbitro (tal como o seu vídeo árbitro) equivocou-se», analisou Duarte Gomes.
Apesar deste erro, o comentador considerou que o árbitro «esteve bem» na generalidade das suas decisões, nomeadamente ao não assinalar falta num lance entre João Cancelo e O'Brien e ao não marcar penálti num lance entre Kelleher e Cristiano Ronaldo.
Reações após o jogo
Quanto ao jogo, João Félix inaugurou o marcador aos 18 minutos, com Cristiano Ronaldo a fazer o segundo golo aos 50 minutos. O avançado português desperdiçou ainda um penálti aos 45+1 minutos.
Após o encontro, João Félix destacou a importância da vitória, depois do empate com a Croácia. «Estivemos bem. Depois do jogo com a Croácia, era importante fazer uma exibição convincente. Penso que o fizemos, soubemos sofrer quando tínhamos de sofrer e fizemos uma grande exibição», afirmou o avançado.
O médio Rúben Neves também se mostrou confiante para o Euro 2024. «Estamos muito confiantes. Vimos de boas exibições. Estamos conscientes das qualidades que temos. Temos uma grande seleção, com muito talento. Se juntarmos isso ao esforço, ao trabalho, ao saber sofrer, acho que vamos ser felizes», declarou.
Rúben Neves, que entrou no segundo tempo, aproveitou também para responder a críticas sobre o seu desempenho na Arábia Saudita. «Vocês têm visto os jogos... Vou deixar isso para os que se dizem entendidos nesse aspeto, porque, pelos vistos, eles é que sabem tudo», atirou.