Cristiano Ronaldo, a grande figura do Euro2024

  1. Ronaldo chega ao Euro2024 como a grande figura da competição
  2. Ronaldo deu os primeiros passos na prova continental no Euro2004
  3. Ronaldo conquistou o Euro2016 com a seleção portuguesa
  4. Ronaldo foi relegado para o banco de suplentes no Mundial2022
  5. Ronaldo apontou 10 golos na fase de qualificação para o Euro2024

Ronaldo rumo ao seu sexto Europeu


Cristiano Ronaldo chega à fase final do Euro2024, na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho, como a grande figura da competição, com um currículo recheado de títulos, conquistas individuais e muitos recordes. O internacional português, de 39 anos, deu os primeiros passos na prova continental no Euro2004, realizado em Portugal, e vai agora para a sexta presença, tendo o Euro2016, conquistado em França, como um dos maiores marcos da sua carreira.

Do banco de suplentes à final de 2004


«O então jovem Cristiano Ronaldo chegou ao Euro2004 como uma jovem promessa e começou a competição no banco de suplentes, mas o selecionador Luiz Filipe Scolari acabou por apostar no dianteiro e 'CR7' foi titular em várias partidas, entre elas a final frente à Grécia, que Portugal perdeu por 1-0», revelou a fonte.

A conquista do Euro2016


«Cerca de 12 anos depois, em 2016, Ronaldo voltou à final de um Europeu, em França, frente à seleção anfitriã, num dia agridoce para o internacional luso, que começou com lágrimas pela lesão sofrida ainda na primeira parte, e que o obrigou a sair, e acabou em alegria extrema, com a conquista do cetro, após um golo de Éder no prolongamento», acrescentou.

Ausente do Mundial2022


Ronaldo, que durante cerca de duas décadas dividiu com o argentino Leo Messi o topo do futebol mundial, passou por uma fase complicada durante o Mundial2022, disputado no Qatar, quando foi relegado para o banco de suplentes. «Fernando Santos, selecionador luso que guiou Portugal à vitória no Euro2016, apostou em Gonçalo Ramos para a frente de ataque e 'atirou' Ronaldo para o banco, uma situação que também já tinha acontecido nesse ano no Manchester United», sublinhou a fonte.

O regresso à seleção portuguesa


Depois do último Mundial, o espanhol Roberto Martínez foi o escolhido para o cargo e Ronaldo, então já ao serviço dos sauditas do Al Nassr, voltou a ocupar o lugar de 'intocável' no ataque luso, devolvendo a confiança com golos, tendo apontado 10 durante a fase de qualificação para o Euro2024.