Governo promete plano para o desporto a 12 anos

  1. Secretário de Estado do Desporto diz que plano será concluído até dezembro de 2024
  2. Horizonte temporal mínimo de 12 anos para implementar o plano
  3. Objetivo é aumentar a prática desportiva e diminuir a diferença entre homens e mulheres

O Governo revelou hoje planos ambiciosos para o setor desportivo nacional, com o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, a apontar para dezembro de 2024 a conclusão de um plano abrangente, que requer um "compromisso no mínimo a 12 anos".

"O objetivo é, até dezembro de 2024, termos concluída a construção de um plano para o desporto. É um desafio grande e vai solicitar a todos nós uma participação ativa. Só dessa forma é que nos vamos sentir confortáveis com o rumo que estamos a traçar", sublinhou o governante, durante uma sessão organizada pelo Panathlon Clube de Lisboa.

Horizonte temporal alargado

Pedro Dias alertou que, para este plano poder ser integralmente implementado, será necessário um "horizonte temporal" de, pelo menos, 12 anos. "Apesar de correr o risco de ter muita gente a não concordar com o que vou dizer, este plano carece de um compromisso, no mínimo, de 12 anos, no meu ponto de vista. Três ciclos olímpicos, com atualizações cíclicas e regulares a cada dois anos", frisou.

O governante garantiu que este ambicioso projeto envolverá a maioria dos membros do Governo, com 14 dos 17 ministros e 35 dos 41 secretários de Estado a estarem diretamente ligados ao plano.

Objetivos prioritários

Entre os principais objetivos do Governo para o setor desportivo, Pedro Dias destacou o aumento da prática desportiva da população, a diminuição da diferença entre homens e mulheres, a aproximação do investimento direto no desporto e os indicadores de prática desportiva aos valores médios da União Europeia, e a redução dos níveis de obesidade infantil e excesso de peso.

"Dos 17 ministros, 14 estarão ligados a este plano. Dos 41 secretários de Estado, estão 35. É uma longa empreitada, mas acho que vale a pena", concluiu o Secretário de Estado do Desporto.

Assembleia Geral da FPF Revela Divergências e Desafios na Gestão do Futebol Português

  1. Luís Campos Ferreira expressou o desagrado dos delegados com as exigências estatutárias impostas pelo IPDJ.
  2. A FPF aprovou um orçamento que prevê gastos de aproximadamente 143,1 milhões de euros e receitas de 146,2 milhões de euros.
  3. Pedro Proença foi designado como presidente da FPF.
  4. Vasco Pinho, diretor financeiro da FPF, manifestou o incómodo com a posição do IPDJ.

Manuel Lamúria assina contrato profissional com o Sporting

  1. Manuel Lamúria assina contrato profissional com o Sporting CP
  2. Chegou ao Sporting na temporada 2020/21
  3. “Estou muito feliz por ter assinado contrato profissional pelo Sporting CP, é algo que ambicionava já há bastante tempo” - Manuel Lamúria
  4. Na equipa sub-17 do Sporting, Lamúria realizou 26 jogos e marcou seis golos