Toni e Jorge Andrade elogiam a justiça do título do Sporting

  1. O Sporting foi o mais regular e a equipa com melhor qualidade de jogo na época
  2. O Sporting marcou 136 golos em todas as provas
  3. Benfica e FC Porto vivem indefinições em relação a treinadores e estruturas
  4. Luís Neto lembra que a conquista do título começou com a promessa de não terminar em quarto lugar na temporada anterior

Sporting o "mais regular" e com "contratações cirúrgicas"


Os ex-futebolistas Toni e Jorge Andrade sublinharam esta terça-feira a justiça do título da I Liga do Sporting, a equipa "mais regular" ao longo da época, com destaque para as "cirúrgicas" contratações de Hjulmand e Gyokeres.

[O Sporting] Foi não só o mais regular, mas também a equipa que apresentou melhor qualidade de jogo. O Rúben Amorim está de parabéns pelo trabalho que tem vindo a fazer ao longo destes anos à frente do Sporting. Desde o primeiro dia, trabalhou sob a mesma ideia de jogo, que foi refinando. Esta época, duas peças vieram dar uma maior dimensão qualitativa ao jogo do Sporting, como o Hjulmand e o Gyokeres. Em todas as provas, marcou 136 golos. Foi um justo vencedor, frisou Toni, em declarações à Lusa.

Indefinições no Benfica e FC Porto


À margem da apresentação da corrida solidária EDP Pela Vida, de sensibilização para o cancro da mama, o antigo futebolista e treinador, de 77 anos, fez um balanço da atual época, na qual Benfica e FC Porto foram "os grandes derrotados" e vivem indefinições.

Fechou-se um ciclo no FC Porto, há um novo que se vai abrir, com grande expectativa dos adeptos. O Benfica também está em situação de muitas indefinições. André Villas-Boas e Rui Costa vão ter pela frente tomadas de decisões que serão importantes para a próxima época. Do lado do Sporting, vê-se maior estabilidade, podendo haver uma ou outra mudança que, se passar pelo Gyokeres, é impactante. Nesta altura, Benfica e FC Porto, talvez mais o Benfica até, vivem ainda num mar de indefinições, observou Toni.

Sporting tem "maior estabilidade"


Já Jorge Andrade também considerou que o desfecho "foi justo", reforçando a maneira como Hjulmand e Gyokeres acrescentaram qualidade a um grupo "que já estava feito e muito bem organizado, num sistema que já toda a gente conhecia" das últimas épocas, enquanto os rumores de mudanças e saídas nos plantéis vão marcando já a atualidade.

Se calhar, não vão existir tantas mudanças. O futebol não é só gerido pela vontade do público, se não mudava-se as estruturas e os treinadores todos os anos quando não se ganha. Há clubes que terão uma forma diferente e não sabemos o desempenho, como o FC Porto, que vai mudar de presidente. O Sporting e o Benfica têm bem identificado quem são os treinadores e os presidentes. Por muitos rumores que existam, será tudo para manter, frisou à Lusa o ex-futebolista, de 46 anos, que representou os dragões.

Luís Neto: "O repto estava lançado"


Luís Neto, experiente central do Sporting, também recordou o ponto de partida para a conquista do título, num texto partilhado nas redes sociais. O defesa lembrou que tudo começou no último jogo da época 2022/23, quando os leões terminaram em quarto lugar e prometeram não voltar a essa posição.

26 de maio de 2023. Toda esta aventura começou em Vizela, último jogo do campeonato, quarto lugar. No balneário, antes do jogo, dissemos uns aos outros que aquele momento jamais se poderia repetir. Prometemos a nós mesmos que não voltaríamos a estar naquela posição. O repto estava lançado, começou por lembrar.

Neto detalhou ainda como o treinador Rúben Amorim pediu "fogo nos olhos" e obrigou os jogadores a ir "ao desconforto" para conquistarem o título, num "tudo ou nada" em que "lançámos os dados e daí partimos com o sonho e a crença de chegar ao Marquês".

O central garantiu que ainda há objetivos por cumprir nesta época, como a final da Taça de Portugal, mas deixou uma mensagem de parabéns ao Sporting, considerando que o clube "de uma forma inequívoca, merecida e incontestável, é o novo Campeão Nacional".

Sonho realizado de Maria Elvira, adepta do Sporting aos 82 anos

  1. Maria Elvira, adepta de 82 anos, vê a sua casa arder durante os incêndios em Portugal
  2. Maria Elvira é convidada de honra pelo Sporting para assistir ao jogo Sporting-AVS (3-0)
  3. Sporting vence por 3-0 com destaque para a dupla nórdica formada por Gyökeres e Conrad Harder
  4. Sporting soma 18 pontos em 6 jogos, com 22 golos marcados e 2 sofridos

Samu Omorodion, o prodígio de 20 anos que já é "novo ídolo" do FC Porto

  1. Samu Omorodion faturou em todas as vezes que acertou na baliza
  2. Desde 2000, entre os que apontaram três golos nos primeiros três jogos, Samu foi quem precisou de menos minutos
  3. Samu foi apenas o quinto em 24 anos a assinar três golos nos três primeiros jogos
  4. Samu, que nasceu um dia depois de o FC Porto carimbar o apuramento para a final da Liga dos Campeões de 2004, também foi o mais novo da lista

Guarda-redes do Benfica oferece camisolas a equipa de jovens amputados do Shakhtar Stalevi

  1. Anatoliy Trubin, guarda-redes do Benfica, ofereceu camisolas do clube português a jogadores da equipa do Shakhtar Stalevi
  2. Shakhtar Stalevi é um projeto que visa proporcionar a jovens amputados devido a ferimentos de guerra a oportunidade de jogar futebol
  3. Um dos guarda-redes da equipa ucraniana usava as luvas de Trubin
  4. Os jogadores do Shakhtar Stalevi agradeceram Trubin pelo apoio e desejaram-lhe sucesso no Benfica

Gil Vicente e Casa Pia empatam em Barcelos

  1. Gil Vicente e Casa Pia empataram 1-1 em Barcelos
  2. Fujimoto marcou o golo do Gil Vicente
  3. Cassiano converteu grande penalidade para o empate do Casa Pia
  4. Bruno Pinheiro manteve o onze do Casa Pia, com destaque para Cauê dos Santos e Jesús Castillo