João Oliveira Pinto, que começou a sua carreira no Sporting, foi uma figura proeminente no futebol português. Ele jogou em vários clubes ao longo da sua carreira, incluindo o Vitória de Guimarães, Estoril Praia, Gil Vicente, Sporting de Braga, Farense, Marítimo e Académica, além de outros emblemas como o Atlético, o Imortal, o Amora, o Sesimbra e o Alfarim.
O Sporting emitiu uma nota oficial de pesar, expressando as suas condolências à família e amigos de João Oliveira Pinto. "Não deixamos de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação que João Oliveira Pinto dedicou ao clube", afirmou o comunicado.
Vários clubes e instituições do futebol português também prestaram homenagem a João Oliveira Pinto. O Alfarim, onde o ex-futebolista terminou a sua carreira, relembrou a sua passagem pelo clube, considerando-a como a "melhor época". O Sesimbra, por sua vez, descreveu João Oliveira Pinto como um "grande jogador e grande homem" e realizará um minuto de silêncio em sua homenagem no próximo jogo.
O Farense, Gil Vicente e Atlético também expressaram as suas condolências pela perda de João Oliveira Pinto.
João Oliveira Pinto foi um dos destaques da 'Geração de Ouro' do futebol português, que conquistou o título mundial sub-20 em 1991. Além disso, ele também foi vice-campeão europeu sub-21.
A sua morte, aos 52 anos, foi confirmada pelo presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que informou que João Oliveira Pinto faleceu após uma longa batalha contra uma doença.