Rio Ave vence Vitória de Guimarães e dá passo decisivo para a manutenção

  1. Rio Ave vence Vitória de Guimarães por 2-1 e fica próximo da manutenção
  2. 32ª jornada da I Liga portuguesa de futebol
  3. Rio Ave soma 35 pontos, no 9º lugar, e o Vitória de Guimarães é 5º com 60 pontos
  4. Joca e Boateng marcaram para o Rio Ave, Nuno Santos fez o golo do Vitória

Rio Ave vence Vitória de Guimarães e dá passo decisivo para a manutenção

Os vilacondenses venceram por 2-1 e ficaram a sete pontos do Portimonense, 16.º classificado, enquanto os vimaranenses perderam terreno na luta pelos lugares cimeiros.

Com este resultado, o Rio Ave passou a somar 35 pontos, no nono lugar, mais sete do que o Portimonense, 16.º e em lugar de play-off de manutenção, e tem a permanência praticamente assegurada, enquanto o Vitória de Guimarães é quinto, com 60 pontos, a dois do Sporting de Braga, quarto, e a três do FC Porto, terceiro, equipas com menos um jogo, e pode perder terreno para os adversários diretos.

Joca e Boateng marcam para o Rio Ave

Em Vila do Conde, Joca adiantou o Rio Ave com um golo aos 37 minutos, com a equipa da casa a aumentar a vantagem aos 56, por intermédio de Boateng, enquanto Nuno Santos, aos 90+4, apontou o tento do Vitória de Guimarães.

Luís Freire, treinador do Rio Ave, destacou o empenho dos jogadores na vitória frente ao Vitória de Guimarães, para 32.ª jornada da Liga, que deixou a equipa próxima da manutenção e atirou: «É uma época histórica para o Rio Ave, estou muito orgulhoso, vamos ver se chega, se não vamos à luta.»

Joca esquecido no hotel antes do jogo

Joca, médio ofensivo de 28 anos, foi o herói do jogo com o Vitória de Guimarães, mas antes de ser decisivo no jogo do Estádio dos Arcos foi protagonista de uma situação insólita, partilhada por Jhonatan. «O Joca foi o homem do jogo porque ficou esquecido no hotel. Estávamos no autocarro, o autocarro foi e alguém diz: 'Está a faltar o Joca'. Começaram a contar, o Joca tinha ido à casa de banho do hotel e esqueceram-se dele. Ainda bem que fomos buscá-lo, senão ele não teria feito esse golo...», brincou o guarda-redes na flash interview da Sport TV.

Jhonatan e Pantalon em destaque

Jhonatan, de resto, foi outro dos protagonistas do Rio Ave frente ao Vitória de Guimarães, como comprovam as defesas de nível perante as ameaças de Tomás Ribeiro (49'), Jota Silva (50'), Tomás Handel (58') e Nélson Oliveira (90+3').

Pantalon também se revelou fundamental a aliviar o perigo junto à sua área, mostrando-se sempre pragmático na sua zona de ação ou nas dobras, salvando Aderllán Santos de uma desconcentração que deixou Jota Silva bem posicionado para marcar (78').

Meio-campo do Rio Ave também em destaque

No meio-campo, destaque para João Graça, peça determinante nas ligações entre a defesa e o ataque, e Tanlongo, que, após um remate sem êxito aos 45+3 minutos, foi o responsável por recuperar uma bola a meio-campo e assistir Emmanuel Boateng para o segundo golo da equipa da casa. O atacante inscreveu o nome na lista de marcadores com um remate bem colocado e ainda tentou o bis (não saiu bem o chapéu, 76').

Rio Ave bate recorde de invencibilidade

Com a conjugação de resultados nesta jornada -- vitória sobre o V. Guimarães e derrota do Portimonense em Alvalade -- o Rio Ave alcançou o grande objetivo da temporada, que passava pela permanência na Liga e aliado a isso obteve o recorde de invencibilidade do clube na Liga, com 10 jogos consecutivos sem perder no campeonato, algo que em toda a sua história nunca tinha conseguido. As equipas de Félix Mourinho (1984/1985) e de Carlos Carvalhal (1999/2000) tinham sido as únicas a chegar aos nove jogos sem derrotas. O treinador Luís Freire entra assim na história ao conseguir dez.

Época complicada para Luís Freire

Foi uma temporada complicada para o treinador dos vilacondenses, que na primeira metade da prova teve-se de se debater com a enorme adversidade de o clube não poder inscrever jogadores no mercado de verão por causa do famigerado caso Olinga, e só pôde aceder a novas inscrições em janeiro de 2024, É assim bastante meritório o trabalho desenvolvido por Luís Freire e sua equipa, que realizou uma segunda volta notável a todos os níveis, depois de ter havido uma criteriosa ida ao mercado de inverno e a chegada de jogadores nucleares, que fortaleceram o grupo e ajudaram, a duas jornadas do fim, a chegar à almejada permanência na elite do futebol português.

Festejo da manutenção garantida

Depois do triunfo sobre o V. Guimarães nos Arcos, a equipa e Direção aguardaram no estádio para ver o desfecho da partida entre o Sporting e o Portimonense. A vitória dos leões possibilitou matematicamente que os vilacondenses ficassem garantidamente na Liga portuguesa e esse feito foi festejado de forma efusiva pelo grupo de trabalho, que se fez acompanhar pelos respetivos familiares. A união em torno da equipa foi a base do sucesso nesta segunda volta de grande nível dos vilacondenses.

Problemas físicos após o jogo

Entretanto, do encontro frente aos vimaranenses, saíram resquícios físicos na equipa de Vila do Conde. Aziz (lesão muscular) e Tanlongo (traumática) saíram lesionados do encontro e serão reavaliados amanhã, no regresso aos trabalhos, visando já o encontro com o Portimonense, na próxima jornada.

Assembleia Geral Extraordinária do Rio Ave

Entretanto, realizou-se no próximo dia 19 uma Assembleia Geral Extraordinária do Rio Ave. A sessão solene está agendada para as 9.30 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Como ordem de trabalhos surge o primeiro ponto, que será a leitura e aprovação das atas das Assembleias Gerais dos dias 26 de outubro de 2023 e de 19 de dezembro de 2013.

O segundo ponto agendado prende-se com a discussão, deliberação e eleição de um associado para o órgão de administração da SAD do Rio Ave, segundo consta nos estatutos.

Sporting enfrenta jogo 'decisivo' com RB Leipzig na Liga dos Campeões

  1. Jogo decisivo para os objetivos do Sporting na Liga dos Campeões
  2. Sporting precisa de pontuar para manter vivas as aspirações de qualificação para os oitavos de final
  3. Preocupação com o estado físico de Viktor Gyokeres
  4. Regressos de Morita e Daniel Bragança vistos como positivos para o meio-campo do Sporting

Árbitro Makkelie criticado após jogo do Benfica com o Barcelona

  1. O árbitro neerlandês Danny Makkelie foi alvo de duras críticas após o jogo entre Benfica e Barcelona
  2. O jogo terminou com a vitória do Barcelona por 1-0
  3. Makkelie não assinalou um alegado penálti sobre Leandro Barreiro nos instantes finais
  4. Comunicador espanhol Tomás Roncero criticou duramente a arbitragem de Makkelie
  5. Adeptos do Benfica pediram queixas formais à UEFA sobre a atuação de Makkelie

Benfica sofre 5 golos em casa na Liga dos Campeões

  1. Benfica sofreu 5 golos em jogos europeus pela 2ª vez na história
  2. Benfica encaixou 5 golos em casa pela 7ª vez
  3. Pavlidis marcou um hat-trick nos primeiros 30 minutos
  4. Lewandowski e Raphinha marcaram os 5 golos do Barcelona

Sporting em busca da 5ª vitória sobre equipa alemã

  1. Sporting tem apenas 4 vitórias em 30 jogos contra equipas alemãs
  2. Bayer Leverkusen é o adversário alemão que o Sporting mais vezes defrontou (6 jogos, 0 vitórias)
  3. Sporting venceu o Hertha (1-0) na Liga Europa 2009/10, o Schalke 04 (4-2) na Liga dos Campeões 2014, o Borussia Dortmund (3-1) na Liga dos Campeões 2021 e o Eintracht Frankfurt (3-0) na Liga dos Campeões 2022
  4. Leipzig já está eliminado da Champions League

Gyökeres, o melhor marcador da Europa nos últimos dois anos

  1. Apenas Erling Haaland, do Manchester City, marcou mais golos do que Viktor Gyökeres nos últimos dois anos
  2. Viktor Gyökeres anotou 98 golos entre 2023 e 2024
  3. Gyökeres liderou a lista de melhores marcadores em 2024 com 64 golos