Entrada dura de Rodrigo Mora provoca controvérsia
O jogo entre o Nacional e o FC Porto ficou marcado por um lance polémico logo aos 2 minutos, quando Rodrigo Mora, jovem jogador dos dragões, protagonizou uma entrada dura sobre Djibril Soumaré. O árbitro Tiago Martins foi chamado pelo VAR para rever o lance, mas optou por exibir apenas o cartão amarelo a Rodrigo Mora, decisão que gerou fortes reações nas redes sociais.
Críticas de adeptos do Benfica
«VAR chama, Tiago Martins decide pelo amarelo», criticou Jaime Cancella de Abreu, sócio e adepto do Benfica, considerando que o lance merecia expulsão. «Alguma dúvida? O VAR chama Tiago Martins porque o lance é claramente para vermelho: a bola não está lá, a entrada é intencional, não é fruto de negligência, e é feita por trás, colocando claramente em perigo a integridade física do jogador do Nacional. Tiago Martins vai ao monitor e decide pelo amarelo!»
O adepto benfiquista relacionou ainda a decisão com declarações recentes do treinador do FC Porto, Vítor Bruno, sobre a ambição de ser campeão. «Vítor Bruno já tinha avisado que têm que ser campeões. Pelos vistos, dê para onde der», atirou, acrescentando uma referência a outro lance envolvendo o médio portista: «Aproveitem e vejam também o pisão do mesmo menino-prodígio Rodrigo Mora aos 3 min do jogo com o Boavista. Mais comentários para quê?»
Defesa da decisão do árbitro
Por outro lado, Diogo Faria, sócio e adepto do FC Porto, defendeu a decisão de Tiago Martins com base nas Leis do Jogo. «Vendo o lance corrido, é evidente que o Rodrigo Mora atuou 'sem ter em conta o perigo ou as consequências do seu ato para o seu adversário'. Ou seja, cartão amarelo. Fonte: IFAB, Leis de Jogo, Lei XII.»