Depois de um novembro para esquecer - três derrotas e um empate -, o FC Porto reagiu em dezembro e agora divide a liderança com o Sporting: sinal da revitalização dos dragões, mas também de alta pressão.
Em caso de triunfo, a equipa orientada por Vítor Bruno ascende ao topo - ainda que de forma provisória -, no entanto, do lado madeirense, há uma formação que - jogando em casa - apenas perdeu frente a Benfica, Sporting e SC Braga. Além disso, Tiago Margarido procura uma resposta imediata à série de maus resultados: apenas uma vitória nos últimos sete jogos.
Mudanças na equipa do FC Porto
Para este encontro, o treinador dos 'dragões' deverá devolver Zé Vítor ao 'onze' inicial, bem como fazer alterações na baliza: Lucas França saiu com queixas de Vila do Conde e Encarnação - deu boa resposta frente ao Rio Ave -, pode ser a aposta. No meio-campo, o trio (Soumaré, Bruno Costa e Luís Esteves) deverá ser uma das principais armas de Margarido, que vai defrontar um meio-campo desfalcado.
Nico González, uma das principais figuras da época portista, está ausente (suspensão) e Vítor Bruno terá de decidir: Vasco Sousa - a opção mais óbvia devido às suas qualidades semelhantes a Nico, nomeadamente na capacidade de romper linhas na posse -, Alan Varela (jogador com maior estatuto) ou André Franco (ainda que não seja a sua posição natural, fez um nível elevado frente ao Boavista).
Histórico favorável do FC Porto em Choupana
Do ponto de vista histórico, os dragões têm sido felizes em Choupana - um reduto que, devido a condições adversas (o jogo, refira-se, está em risco de adiamento) -, pelo que a última derrota foi em 2014, quando o FC Porto era orientado por Luís Castro.
Uma oportunidade única para Margarido fazer história pelo clube madeirense, mas também para Vítor Bruno, que procura a quinta vitória consecutiva e o quinto jogo sem sofrer golos. Mais uma vez, Rodrigo Mora e Samu deverão ser dois dos principais protagonistas dos dragões que, muito provavelmente, terão o regresso ao 'onze' inicial de Fábio Vieira, após a «suspensão».