Luís Pinto, treinador do Vitória SC, antevê um confronto exigente frente ao FC Porto, a contar para os quartos de final da Taça da Liga. O técnico vimaranense reconhece a qualidade do adversário e perspetiva este jogo como um bom teste para avaliar a capacidade da sua equipa.
O jogo está agendado para o Estádio do Dragão, pelas 20h15 de quinta-feira, e a expetativa é alta para um duelo que promete emoções fortes.
Desafio no Dragão
Luís Pinto encara o jogo com ambição: “É um desafio defrontar o FC Porto no Estádio do Dragão. É um bom teste para perceber aquilo de que, neste momento, esta equipa é capaz. Será um bom teste para atestarmos a nossa capacidade atual e um bom desafio para nos colocar problemas diferentes dos últimos jogos, extremamente interessantes de resolver”, afirmou o treinador, antevendo um encontro complicado frente aos dragões.
O treinador perspetiva, assim, um jogo de grau de dificuldade elevado, frente a um adversário que considera muito forte. “É um bom teste para perceber o que esta equipa é capaz de fazer, de perceber a capacidade de sermos consistentes e do crescimento continuado que queremos ter. Será um bom teste para a nossa capacidade atual e um bom desafio para nos colocar à prova, com problemas diferentes do que aqueles que temos vivido nos últimos jogos”, acrescentou.
FC Porto: Um Adversário de Respeito
Luís Pinto não concorda com a ideia de que o FC Porto está numa fase menos boa. “Não concordo. É uma equipa que começou a época de uma forma muito forte, continua muito forte porque só perdeu um jogo e não foi em competições nacionais. Tem uma forma de estar diferente em campo, em função daquilo a que é obrigada pelos adversários. É um FC Porto extremamente forte e capaz, só assim se pode ter um golo sofrido no Dragão nas competições nacionais. Nem é necessário estar a referir a competência do adversário”, analisou o técnico.
Vitória SC: Uma Equipa Diferente
As duas equipas já se encontraram no campeonato, num jogo que os portistas venceram, mas Luís Pinto considera que o Vitória é agora diferente. “Recordo-me que havia a questão do mercado estar em aberto e de haver essas questões todas à volta do nossos jogadores. Temos de ter em consideração o nosso momento atual, o plantel que temos. Mais do que falar do crescimento, o mais importante é perceber como nos podemos testar e competir de uma forma corajosa, reconhecendo a valia do adversário. Queremos competir para perceber em que ponto estamos. Somos uma equipa muito diferente daquela que começou a temporada”, afirmou.
O Melhor Onze em Campo
O técnico garante que irá colocar em campo o melhor onze para este embate. “Vamos entrar com o onze que acreditamos ser o melhor onze para defrontar este adversário no dia de amanhã. Será um onze extremamente competente e preparado para sermos competitivos”, assegurou Luís Pinto.
Ambição e Respeito
Luís Pinto perspetiva um jogo onde ambicionam vencer, apesar do respeito pelo adversário. “Sabemos o que significa o jogo e o que pode trazer para o clube. Mas, acima de tudo queremos andar dentro da dinâmica e da lógica do próprio jogo. É o único que podemos disputar, queremos entrar no jogo com essa intenção de o vencer. Todas as equipas do mundo fazem isso. Da nossa parte temos de desenvolver essa capacidade todos os dias, reconhecendo as dificuldades e sabendo o que a vitória nos pode dar como clube. Temos todas as intenções do mundo, mas temos muito que nos focar no jogo”, afirmou o treinador.
E acrescenta: “Sabemos o que significa o jogo e o que pode trazer para o clube. Queremos entrar no jogo para vencer. Não há nenhuma equipa no mundo que não o faça. (…) Prefiro olhar para o “copo meio cheio”. É uma competição curta. Todos os clubes envolvidos têm a possibilidade de a vencer. Vencendo, damos um passo grande”.
Evitando Comparações
Questionado sobre se o Vitória poderá seguir o exemplo do Estoril, Luís Pinto desvalorizou a ideia. “O Estoril foi extremamente competente no Dragão, mas tem uma equipa muito diferente da nossa. Há ideias que se podem retirar, mas não há receitas que se possam copiar”, salientou.
A Taça da Liga: Uma Oportunidade
Sobre a Taça da Liga, o treinador afirma: “É uma competição curta e que há a possibilidade de todos os clubes a vencerem. Sabemos o que significa uma vitória no próximo jogo. A nossa intenção de vencer tem de estar sempre presente na nossa forma de estar. Vencendo podemos estar numa fase mais avançada competição. Prefiro olhar por esse lado e não pela outra parte da questão, não quero dar a minha opinião sobre isso”, concluiu Luís Pinto.