Vitória de Guimarães resiste a investidas por quatro jogadores-chave

  1. O Vitória de Guimarães resistiu a investidas por quatro jogadores-chave
  2. Venda de Ricardo Mangas rende 2,5M€ ao clube
  3. Nuno Santos e João Mendes podem ganhar mais protagonismo

O Vitória de Guimarães conseguiu manter a sua equipa coesa durante o recente mercado de transferências, apesar do grande interesse de vários clubes em quatro dos seus jogadores fundamentais.


Kaio César, Toni Borevkovic, Tomás Handel e Tiago Silva, peças-chave no sistema de jogo de Rui Borges, foram muito cobiçados, mas o clube resistiu às investidas e optou por mantê-los no plantel, reconhecendo a sua importância para a competitividade da equipa na presente temporada.

Impacto da saída de qualquer um dos jogadores


Segundo uma fonte próxima do clube, «a saída de qualquer um destes quatro jogadores teria um impacto profundo, uma vez que Rui Borges dificilmente conseguiria encontrar substitutos à altura sem comprometer a qualidade do plantel».


O treinador e os responsáveis do Vitória de Guimarães estavam conscientes da relevância destes ativos para a equipa, optando por manter a coesão do grupo para a fase decisiva da época.

Transferência de Ricardo Mangas


Apesar de resistir às investidas por estes quatro jogadores, o Vitória de Guimarães confirmou a transferência do extremo Ricardo Mangas, de 26 anos, para o Spartak Moscovo. Este negócio renderá dois milhões de euros ao clube, com mais 500 mil euros dependentes de objetivos.


Mangas foi um dos jogadores mais influentes no início da temporada, mas a sua venda é considerada essencial para garantir a estabilidade económica do clube.

Novas oportunidades no plantel


A saída de Mangas abre a porta a novas oportunidades dentro do plantel do Vitória de Guimarães. Nuno Santos, João Mendes e Marco Cruz são alguns dos nomes que deverão ganhar mais protagonismo nas próximas semanas, disputando a posição deixada vaga pelo jogador que parte para a capital russa.


Apesar de o Vitória de Guimarães ser a equipa da Liga com menos opções no ataque, o técnico Rui Borges conta com uma vasta gama de médios ofensivos para compensar essa lacuna. Nuno Santos e João Mendes surgem como os principais candidatos a assumir o lugar de Ricardo Mangas, podendo também forçar Rui Borges a repensar o seu modelo tático.

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece