Dois jovens futebolistas portugueses dão um importante passo nas suas carreiras ao ingressarem em clubes do principal campeonato de Itália e Inglaterra.
O avançado Jota Silva, de 25 anos, concretizou o sonho de chegar à Premier League ao assinar pelo Nottingham Forest. Já o lateral-direito Gonçalo Esteves, de 20 anos, deixou o Sporting para se juntar à Udinese, da Serie A italiana.
Jota Silva rumo à Premier League
«É um prazer representar um clube tão histórico. Vamos, reds!», frisou Jota Silva, visivelmente entusiasmado com a oportunidade de jogar no campeonato mais competitivo do mundo. O ex-jogador do Vitória de Guimarães viajou para Inglaterra nos últimos dias para ultimar os detalhes do negócio e foi oficialmente apresentado ontem, no dia em que completou 25 anos.
O Vitória de Guimarães encaixa 7 milhões de euros fixos com a transferência, valor que pode chegar aos 12 milhões mediante objetivos relacionados com golos e jogos. O clube garantiu ainda 20% de uma futura mais-valia, sendo que metade desse valor terá de ser entregue ao Casa Pia.
O diretor-geral do Nottingham Forest, Ross Wilson, elogiou a contratação de Jota Silva, considerando-o um «atacante versátil» que teve um «período muito forte» no Vitória de Guimarães, o que lhe valeu a estreia pela seleção portuguesa.
Gonçalo Esteves rumo à Udinese
Através das redes sociais, o jovem jogador Gonçalo Esteves agradeceu aos leões, afirmando que foi em Alvalade que teve o «privilégio» de se estrear na Liga e na Liga dos Campeões. «Evolui imenso neste clube e vivi momentos certamente inesquecíveis», sublinhou Esteves, admitindo que «um obrigado nunca será suficiente».
O Sporting garantiu 50% de uma futura venda de Gonçalo Esteves, que rescindiu o contrato com os verde e brancos, que tinha apenas mais um ano de vínculo.