O treinador do Gil Vicente, José Pedro Pinto, encarou com otimismo o desafio da sua equipa frente ao Sporting, nos quartos de final da Taça de Portugal. Apesar de reconhecer o poderio do adversário, que lidera o campeonato e é o atual campeão nacional, Pinto antevê uma oportunidade para o Gil Vicente «marcar um ponto de viragem» na sua temporada.
Numa antevisão ao encontro marcado para quinta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, o técnico relembrou o empate conquistado na última receção aos «leões», afirmando que desta vez a sua equipa terá de ser ainda mais competitiva e eficaz para conseguir a vitória. «É um jogo de Taça e portanto terá de haver um vencedor. Nessa altura, fizemos um jogo bastante competitivo e seguro do ponto de vista defensivo, mas desta vez teremos de marcar um golo para vencer este adversário», destacou.
Ambição de chegar à final
José Pedro Pinto acredita que a Taça de Portugal é tradicionalmente o momento em que as equipas de menor dimensão podem «afirmar o seu caráter» e «mostrar o seu trabalho». Nesse sentido, o técnico do Gil Vicente vê esta partida como uma «oportunidade para marcar um ponto de viragem em relação ao passado recente e marcar uma vida nova para o resto da temporada».
Recordando a sua passagem pela final da prova em 2010/11, quando integrava a equipa técnica de Rui Vitória no Vitória de Guimarães, José Pedro Pinto admitiu o desejo de proporcionar uma experiência semelhante aos adeptos de Barcelos. «Seria muito interessante que as pessoas de Barcelos pudessem viver e saborear esse momento especial», referiu.
Confronto entre treinadores
Curiosamente, José Pedro Pinto cruzou-se no passado com Rui Borges, atual treinador do Sporting, quando ambos trabalharam na equipa B do Sporting de Braga, em 2003/04. «Nunca mais falamos desde então. Cruzámo-nos em Braga e desde aí o Rui Borges fez um percurso enquanto treinador muito interessante e bem melhor do que como jogador», atirou Pinto, de forma bem-humorada.
Apesar de esperar cumprimentar e felicitar o colega pelo trabalho realizado, José Pedro Pinto garantiu que, quando a bola começar a rolar, a sua única preocupação será vencer o Sporting e garantir a passagem às meias-finais da Taça de Portugal.