A realização do jogo entre o Arouca e o FC Porto tem levantado preocupações sobre as condições de segurança, especialmente devido à coincidência da partida com a Feira das Colheitas. O presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, abordou esta questão em uma recente declaração.
Teixeira afirmou: “Esta casa cumpre leis e regras. A segurança é sempre um tema sensível. Estamos a ultimar detalhes dentro dos regulamentos e vai acontecer uma decisão.”
Colaboração entre as partes
Teixeira ressaltou que a colaboração entre os clubes e as entidades é fundamental para encontrar soluções. “Houve essa dificuldade, mas com a colaboração do Nacional, do FC Porto e da TAP esse problema está ultrapassado. Agradeço e reconheço essa colaboração em encontrar uma solução para o bem do futebol.”
A Liga está a trabalhar para garantir que todos os parâmetros de segurança sejam respeitados. “Estamos a ultimar as datas e outros pormenores, acreditamos que muito em breve haverá essa informação definitiva.” Esta posição demonstra a preocupação com a realização de um jogo seguro e de qualidade.
Responsabilidade e segurança
A Câmara de Arouca, juntamente com a Proteção Civil e a GNR, tem estado atenta a estas questões. A mediação entre todas as partes envolvidas é um esforço contínuo para garantir que o evento ocorra sem contratempos. Teixeira precisa garantir que o jogo possa ser disputado em segurança, respeitando os regulamentos. “Poderá realizar-se em outro local: 'É possível. Os regulamentos são claros.'”
Assim, a Liga tem a responsabilidade de tomar decisões baseadas nas normas de segurança, ainda que a preferência seja sempre pelo consenso entre as SAD’s em questão.