Jurgen Klopp, atual diretor desportivo da Red Bull, comentou o castigo de nove meses aplicado a Paulo Fonseca por ter confrontado um árbitro durante uma partida da Ligue 1. Segundo Klopp, há imagens semelhantes da sua própria conduta com a arbitragem, e considerou que a diferença entre a sua atuação e o castigo aplicado a Fonseca foi "pequena".
"Vi que o [Paulo] Fonseca recebeu uma suspensão de nove meses. Há imagens minhas semelhantes com árbitros. Deixem-me dizer assim... a diferença entre nenhum cartão vermelho e um castigo de nove meses foi pequena. Então muito feliz por não ter estado nessa situação", afirmou Klopp, em declarações durante um evento da ONG sul-africana Hout Bay United Football Community (HBUFC), da qual o alemão está envolvido desde o início.
O castigo aplicado a Paulo Fonseca foi, de facto, visto como duro pelos observadores. Após ser conhecido o castigo, o próprio treinador português admitiu tratar-se do "momento mais difícil" da sua carreira.
"Este é um momento difícil na minha carreira, mas estar cercado por pessoas incríveis dá-me força. Mantenho-me sereno apesar da suspensão. Tenho o apoio das pessoas próximas e não vou desistir", declarou Fonseca, logo após a vitória do seu time, o Rennes, sobre o Steaua Bucareste, pela primeira mão dos oitavos de final da UEFA Europa League.
Com o castigo, Jorge Maciel assumirá interinamente o comando técnico do Rennes durante a ausência de Fonseca.