Esquema envolve jogador Cardoso Varela
Uma investigação da revista alemã 'Kicker' revelou um esquema envolvendo o empresário croata Andy Bara, que representa jogadores como Dani Olmo, com o objetivo de levar o jovem talento português Cardoso Varela, menor de idade, para o futebol croata.
De acordo com os detalhes apurados, Bara é a «figura central e a mente por trás desta tentativa frustrada de fazer desaparecer Cardoso Varela do mapa do futebol português», nas palavras do FC Porto, liderado por André Villas-Boas, que já apresentou queixa na FIFA contra o referido agente, com o objetivo de lhe retirar a licença e impedir que seja protagonista de novos casos semelhantes.
Envolvimento de Branimir Majdak
Emerge também nesta história obscura a figura de Branimir Majdak, que surge em fotografias com Andy Bara e jovens talentos do futebol, incluindo Dani Olmo. Majdak é atualmente presidente do NK Kustosija, da 3ª divisão croata, mas tudo indica que antes disso trabalhava para a agência de representação de jogadores liderada por Bara.
Segundo o registo comercial croata, Majdak é o único proprietário da 'Majdakgrafika', uma empresa fabricante de papel e cartão, e é precisamente aí que trabalha o alegado pai de Cardoso Varela, o que sugere o envolvimento de Majdak no esquema denunciado pelo FC Porto.