Villas-Boas presta sentida homenagem a José Maria Pedroto

  1. Pedroto era um treinador inovador e um líder visionário
  2. As palavras de Pedroto marcavam, transformavam e ganhavam vida nos jogos
  3. Pedroto era considerado um de nós, a melhor versão de nós
  4. Pedroto dedicou a sua vida ao desporto, à formação e à realização humana

Emoção do presidente do FC Porto

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, prestou uma sentida homenagem a José Maria Pedroto, o mítico treinador do clube, durante a antestreia do documentário "José Maria Pedroto, Um Homem Superior", no auditório com o nome do técnico, no Estádio do Dragão.

Villas-Boas começou por destacar a sua emoção por estar presente naquele momento, rodeado de tantas pessoas ligadas à história do FC Porto e a José Maria Pedroto. "É um prazer enorme para mim estar aqui, na vossa presença, ver tantas pessoas que estão ligadas ao FC Porto, à sua história, pessoas que contribuíram também com José Maria Pedroto para o seu sucesso, o sucesso do clube", afirmou.

O legado de Pedroto

O presidente portista lembrou duas notas que lhe chamaram a atenção nas anotações de Pedroto: "Amar o futebol" e "um jogo superior que se assemelha à arte". Para Villas-Boas, estas frases "transmitem na perfeição o que era o seu pai, o seu amor pelo jogo, pelo desporto, os valores que nos deixou, valores que transcendem o tempo, que marcam agora a história do FC Porto".

Villas-Boas destacou que Pedroto "não foi apenas um treinador inovador, mas um líder visionário que marcou e continua a marcar profundamente a identidade portista". O antigo técnico, carinhosamente apelidado de "Mestre", "não é uma figura do passado" e "continua a ser uma fonte de inspiração para o clube e para os seus sócios e adeptos".

A mensagem de Pedroto

"José Maria Pedroto é maior que a vida e vive omnipresente através do legado que nos deixou. Amante do desporto, nele ouviu um campo não apenas de competição, mas de formação e de realização humana. É essa crença que entregou a sua vida, estudando-a, pensando-a, partilhando-a com os seus, colocando-a ao serviço da sua comunidade, transformando-a numa causa maior", elogiou o presidente portista.

Villas-Boas destacou ainda a forma como Pedroto transmitia a sua mensagem, através de "aforismos que dele brotavam naturalmente", que "marcavam, transformavam e ganhavam vida ao domingo nos pés de Pavão, Oliveira, Gomes e de tantos outros que aprenderam a ouvir Pedroto". "As suas palavras marcavam, transformavam e ganhavam vida ao domingo nos pés de Pavão, Oliveira, Gomes e de tantos outros que aprenderam a ouvir Pedroto. As expressões e imagens que utilizava, as sínteses que fazia descreviam de forma crua, com uma clareza, só ao alcance de um sábio. Quem somos, do que somos feitos, à volta do que nos unimos, por que lutamos a nossa essência. Pedroto tinha arte pelo poder da palavra e transformava essa essência em vitórias", afirmou.

Legado de Pedroto

Villas-Boas destacou ainda que Pedroto "nunca duvidando que no seu balneário ou nas bancadas nada nem ninguém nos desviaria do nosso rumo enquanto fôssemos sérios, rigorosos, humildes e trabalhadores". "Aos seus, aos portistas, José Maria Pedroto era um de nós. Nunca deixou de ser um de nós. Era a melhor versão de nós. Esse é o seu maior legado", concluiu.

O presidente do FC Porto agradeceu à família de Pedroto por "partilharem connosco a forma de encarar a vida do vosso e nosso saudoso mestre" e deixou uma mensagem final: "Obrigado a todos. Longa vida a José Maria Pedroto. Viva o FC Porto".

Tribunal rejeita impugnação do Boavista ao PER da SAD

  1. Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia rejeitou impugnação do Boavista ao PER da SAD.
  2. Recurso do Boavista considerado "manifestamente extemporâneo" pelo tribunal.
  3. Lista provisória de credores inclui 239 entidades e cerca de 166 milhões de euros em dívidas.
  4. Boavista detém 10% do capital social da SAD e questiona a viabilidade do plano.

Tiago Pinto: 'Svilar era o melhor que já tinham visto'

  1. Tiago Pinto elogia Mile Svilar, guarda-redes que representou o Benfica e agora joga na Roma.
  2. Pinto destaca a pressão mediática no Benfica e na Roma como um fator que dificulta o planeamento estratégico.
  3. Svilar foi apelidado de 'Golden Boy' por Tiago Pinto no Benfica.
  4. Tiago Pinto encontra no Bournemouth a capacidade de planear a longo prazo.