A comunidade portuguesa que engrandece o Mónaco

  1. Mais de 5 mil portugueses trabalham no Mónaco
  2. Comunidade portuguesa é muito influente em Beausoleil
  3. Em 2004, 30 portugueses ficaram detidos numa esquadra por celebrar vitória do FC Porto

O Mónaco é um lugar singular. Não é propriamente francês, apesar de rodeado por esse país, nem italiano, embora com ligações históricas. Também não é russo ou catarí, mesmo com os investimentos milionários que por lá chegam. É, por definição, monegasco, mas esse gentílico carrega uma exclusividade que não descreve totalmente um lugar tão multinacional como as empresas lá sediadas.

Portugal é uma das nações mais representadas no Principado, com mais de cinco mil portugueses a trabalhar no Mónaco, ainda que na maior parte dos casos a dita «exclusividade» (leia-se €xclusividade) empurre a sua residência para uma das três localidades francesas que aconchegam o microestado: Beausoleil, Cap-d'Ail e Roquebrune.

As fronteiras invisíveis

As fronteiras inicialmente parecem invisíveis, mas em poucas horas o olho fica treinado. É tudo muito óbvio, na realidade. Se houver um excesso de guardas fardados, alcatrão recém-renovado e uma loja da Dior, é o Mónaco; se em vez disso as ruas albergarem cafés, restaurantes e lojas mais ac€ssíveis, então está em França.

Se há uma grua, há lá portugueses a trabalhar, é a máxima mais do que uma vez empregue em conversa com o jornalista enviado pelo zerozero [aqui justifica-se um agradecimento a Carlos Ferreira, que gentilmente foi guia da portugalidade]. A frase vale muito, tendo em conta que o horizonte monegasco está carregado dessas gruas. E embora a construção civil seja historicamente um dos ofícios do emigrante português, esta comunidade é tão grande e versátil que pareceu autossuficiente. A esmagadora maioria é fluente em francês mas, se assim quiser, pode passar uma semana inteira sem nunca fugir à língua-mãe.

A influência portuguesa em Beausoleil

A comunidade portuguesa é tão prevalente em Beausoleil que há até um português, Jorge Gomes, a fazer campanha para chefiar a autarquia local - o próprio há uns anos fez o retrato de uma diáspora que não para de crescer.

Depois do almoço, mais do mesmo. Um café «Lusitano» (é mesmo esse o nome) rematou a refeição e ainda alimentou esta prosa com um par de histórias das que só surgem na voz de quem acompanha a cafeína com aguardente. Histórias como a dos 30 portugueses que acabaram a noite de 26 de maio de 2004 fechados numa esquadra monegasca por terem vagueado o Mónaco, rival do dia, em efusiva celebração de um FC Porto campeão europeu; ou o facto da avenida do tal café (Camille Blanc) ter sido já mais do que uma vez encerrada em dias com potencial para festas semelhantes.

A bandeira portuguesa orgulhosamente hasteada

Nada disto é surpreendente, mas não deixa de dar aquela sensação acolhedora. Mesmo num rochedo célebre por outras nacionalidades e valores que em parte contrastam com os lusos, a bandeira portuguesa arranja sempre forma de voar orgulhosa.

FPF divulga nomeações de árbitros para a 12ª jornada da Liga Portugal

  1. Jogo de abertura entre Farense e Estrela da Amadora será dirigido por João Pinheiro
  2. Destaque para Carlos Macedo no Rio Ave-Moreirense, Iancu Vasilica no Nacional-Boavista, Cláudio Pereira no Sporting-Santa Clara, e Luís Godinho no Arouca-Benfica
  3. FC Porto recebe Casa Pia com Hélder Malheiro como árbitro principal
  4. FPF compromete-se em manter transparência e qualidade da arbitragem

Nacional e Boavista em confronto direto na luta pela fuga à zona de despromoção

  1. O Nacional procura a segunda vitória consecutiva, após o triunfo sobre o Arouca
  2. O Boavista quer voltar às vitórias depois da derrota com o Sporting
  3. O Nacional tem a pior defesa da Liga, tendo sofrido 23 golos, enquanto o Boavista tem a 4.ª melhor defesa, com apenas 12 golos sofridos
  4. O Nacional é a equipa que menos remates enquadrados tem (apenas 17), enquanto o Boavista é a 5.ª equipa com mais remates enquadrados (35)

Benfica sofre primeira derrota na UEFA Youth League

  1. Benfica sofreu primeira derrota na UEFA Youth League
  2. Equipa das águias ficou reduzida a 10 jogadores aos 18 minutos
  3. AS Monaco marcou golo antes do intervalo com desvio
  4. Benfica tentou reagir no 2º tempo mas não conseguiu empatar

Sporting de Braga recebe o Hoffenheim numa partida decisiva da Liga Europa

  1. O Sporting de Braga recebe o Hoffenheim na quinta jornada da Liga Europa
  2. O Sp. Braga está nos lugares de eliminação com 4 pontos
  3. Carlos Carvalhal diz que o jogo não é decisivo, mas todos os pontos são importantes
  4. O Hoffenheim tem mais 1 ponto que o Sp. Braga e vem de uma vitória por 4-3 sobre o Leipzig

Mbemba liga a Anderlecht e FC Porto, clubes que se confrontam na Liga Europa

  1. O Anderlecht foi o meu primeiro clube, a partir do momento que chego à Europa. Deram-me as oportunidades, lançaram a minha carreira e estou eternamente grato.
  2. Foi uma casa onde acumulei títulos e grandes vitórias. Serei sempre um dragão, é assim que bate o meu coração!
  3. Face à situação que estou a passar com o meu clube, se decidirem ainda utilizar-me, darei a melhor resposta.
  4. Espero que o Marcano reapareça rapidamente, é um jogador altamente esforçado, ainda pode ajudar, e sei que interage muito e bem com os jovens defesas.