Sandra Madureira expulsa do FC Porto na sequência da Operação Pretoriano

  1. Sandra Madureira, companheira de Fernando Madureira, foi expulsa de sócia do FC Porto
  2. Decisão tomada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar na sequência da Operação Pretoriano
  3. Fernando Madureira é o único arguido em prisão preventiva neste processo
  4. Acusação aponta para tentativa de criar «clima de intimidação e medo» em AG do FC Porto

Sandra Madureira, companheira de Fernando Madureira, ex-líder dos Super Dragões, não conseguiu entrar no Dragão Arena durante a primeira Assembleia Geral (AG) do FC Porto com André Villas-Boas como presidente. A decisão de a expulsar de sócia do clube foi tomada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, na sequência da Operação Pretoriano.

A expulsão de Sandra Madureira chegou mais de três meses depois de a direção azul e branca ter participado formalmente dos sócios acusados naquele processo judicial, com vista à instauração de processos disciplinares por parte do órgão presidido por Angelino Ferreira. Isto na sequência dos incidentes e agressões verificados durante uma AG extraordinária do clube, em 13 de novembro de 2023.

Fernando Madureira em prisão preventiva

Fernando Madureira é o único arguido em prisão preventiva na designada Operação Pretoriano, cuja acusação do Ministério Público (MP) denuncia uma eventual tentativa daquela claque afeta ao FC Porto em «criar um clima de intimidação e medo» numa reunião magna azul e branca para que fosse aprovada uma revisão estatutária «do interesse da direção» do clube, então liderado por Pinto da Costa.

Além de Fernando Madureira, foram expulsos do FC Porto Sandra Madureira, sua esposa e antiga vice-presidente dos Super Dragões, Vítor Catão, adepto do clube e antigo presidente do São Pedro da Cova, que está em prisão domiciliária com vigilância eletrónica, e Vítor Oliveira. Já Carlos Nunes, outro dos arguidos da Operação Pretoriano, foi suspenso por 12 meses, recebendo o dobro da pena aplicada a Fernando Saul, ex-oficial de ligação aos adeptos do FC Porto e também envolvido na acusação.

Incidentes na Assembleia Geral

A decisão de expulsar Sandra Madureira do FC Porto surge na sequência dos incidentes e agressões verificados durante uma AG extraordinária do clube, em 13 de novembro de 2023. Segundo a acusação do MP, a claque dos Super Dragões, liderada por Fernando Madureira, terá tentado «criar um clima de intimidação e medo» nessa reunião magna com o objetivo de ver aprovada uma revisão estatutária «do interesse da direção» do clube, então presidido por Pinto da Costa.

A Operação Pretoriano, desencadeada pela Polícia Judiciária, levou a várias detenções e acusações, com Fernando Madureira a ser o único em prisão preventiva. Além dele, foram expulsos do FC Porto a sua esposa Sandra Madureira, Vítor Catão e Vítor Oliveira, enquanto Carlos Nunes foi suspenso por 12 meses.

Rui Borges rejeita rumores sobre saída do Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2026
  2. Rui Borges diz que a sua prioridade é o Vitória de Guimarães e que não falou com o seu representante sobre uma possível saída
  3. Rui Borges afirma que a sua equipa dominou o jogo frente ao Nacional mas faltou-lhe eficácia na finalização
  4. Rui Borges rejeita a ideia de que a equipa foi penalizada pela passividade da defesa

Bruno Fernandes fala sobre a sua passagem pelo Sporting e a saída de Rúben Amorim

  1. «Sempre quis jogar num dos grandes em Portugal e felizmente fi-lo no clube certo»
  2. Fernandes cumpriu 250 jogos pelo Manchester United
  3. «Quando sonhas em jogar num clube destes e em ser profissional, nem metes um número na cabeça. Eu quero é jogar, quero marcar golos, fazer assistências. Nada me faz mais feliz do que estar dentro do campo»
  4. «O que o Sporting tem de fazer agora é pensar que vai correr bem, vamos continuar com o ambiente incrível que criámos, passam treinadores e jogadores, mas o clube continua cá»

Sevilha demonstra interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto

  1. O Sevilha demonstrou interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto
  2. Iván Jaime tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
  3. Transferência em definitivo é pouco provável, cedência pode estar em cima da mesa
  4. Iván Jaime tem somado 13 jogos, 4 golos e 2 assistências esta época