Assembleia Geral do FC Porto marca nova era com voto secreto

  1. Novo modelo de votação secreta dos associados do FC Porto
  2. Assembleia Geral do FC Porto marcada para 10h30 de sábado
  3. Três pontos em agenda: relatório e contas 2023/24, Fundação FC Porto, e assuntos de interesse dos sócios
  4. Presidente da MAG confia no civismo dos associados e não quer presença da PSP no Dragão Arena

Mudança no método de votação


«É o momento mais importante da vida do clube», afirmou António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do FC Porto, na véspera da primeira reunião magna dos azuis e brancos desde que, em maio, André Villas-Boas e a atual Direção tomaram posse no clube. Com início agendado para as 10h30 - ainda que o necessário quórum só esteja previsto para as 11h00 - e três pontos em agenda, a grande novidade prende-se com a mudança no método de votação por parte dos sócios, que, em vez de o fazerem com o braço no ar, passam a colocar um boletim no interior de uma urna. O voto será, portanto, secreto.


«É um novo modelo, que vai permitir aos associados votarem ao longo da própria reunião, a exemplo do que acontece com Sporting e Benfica», explicou, a O JOGO, o líder da MAG. «A assembleia prossegue e termina quando o último associado votar. Aí, faz-se o escrutínio e anuncia-se o resultado», acrescentou.

Apoio ao processo de votação


De acordo com a informação fornecida pelo FC Porto, todos os sócios que pretendam deslocar-se à zona de votação terão apoio do staff presente no pavilhão e o horário para o efeito estender-se-á, de forma ininterrupta, até às 15h30. Mas há mais. «Vamos começar saudando todos os associados, apelando à mobilização e participação de todos, e vamos introduzir o hino do FC Porto na abertura da reunião magna», adiantou António Tavares ao nosso jornal.

Pontos em agenda


Seguir-se-á a apreciação e discussão do relatório de gestão e das contas individuais e consolidadas de 2023/24, assim como a deliberação sobre a constituição e dotação da Fundação FC Porto, uma das promessas eleitorais de Villas-Boas. O terceiro ponto consiste na apresentação de assuntos de interesse para o clube, onde os sócios que assim desejarem poderão pedir a palavra e dirigirem-se a uma zona de plenário.

Expectativa de tranquilidade


Em assembleias do passado recente, foi nessa altura que o clima aqueceu - em especial na AG de 13 de novembro de 2023 -, mas Tavares mostra «confiança absoluta na postura e civismo» dos sócios portistas. Nesse sentido, não está prevista a presença de agentes da Polícia de Segurança Pública no interior do Dragão Arena.


«Não quero a PSP nas instalações. Por ter corrido mal uma vez não quer dizer que se repita. Não tenho razão de queixa. Ainda agora houve Assembleia Geral da SAD e tudo correu na perfeição. É um momento para os portistas se exprimirem e usarem voz crítica. Enquanto representante dos sócios, estou empenhadíssimo em que as coisas corram bem. Queremos retirar alguma carga emocional que possa resistir do passado para que tudo corra pelo melhor», ressalvou o presidente da MAG, que, noutras declarações aos meios do clube antevê «uma jornada a favor do FC Porto». «No final dessa jornada, vai estar mais forte, mais resiliente e preparado para enfrentar os desafios, porque aqui só conhecemos uma palavra, que é vitória. Mais nada», rematou.

Sandra Madureira expulsa do FC Porto na sequência da Operação Pretoriano

  1. Sandra Madureira, companheira de Fernando Madureira, foi expulsa de sócia do FC Porto
  2. Decisão tomada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar na sequência da Operação Pretoriano
  3. Fernando Madureira é o único arguido em prisão preventiva neste processo
  4. Acusação aponta para tentativa de criar «clima de intimidação e medo» em AG do FC Porto

Sandra Madureira vista nas imediações do Dragão Arena antes da Assembleia Geral do FC Porto

  1. Sandra Madureira, mulher do ex-líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, foi vista nas imediações do Dragão Arena
  2. A sua presença na zona do Museu do FC Porto, na companhia de outros adeptos azuis e brancos, foi registada
  3. O parecer do CFD não é vinculativo e carece de confirmação em Assembleia Geral por parte dos associados do FC Porto
  4. A próxima Assembleia Geral vai decorrer no próximo dia 23 de novembro, às 10h30, no Pavilhão Dragão Arena

Sporting, FPF, UEFA e ANTF devem "organizar-se"

  1. Sporting, FPF, UEFA e ANTF devem "organizar-se"
  2. Equipa de andebol do Sporting vence PSG por 39-28
  3. André Villas-Boas visita Angola
  4. Quenda na Seleção "não foi bonito, de todo"
  5. Sporting corre risco de não encher Alvalade na Champions por pirotecnia

Assembleia-Geral do FC Porto realiza-se hoje no Estádio do Dragão

  1. O Estádio do Dragão vai acolher hoje, a partir das 10h30, uma Assembleia-Geral do FC Porto
  2. Após a polémica Assembleia-Geral de 13 de novembro de 2023, em que houve ataques a adeptos por elementos ligados ao grupo Super Dragões, existe grande expectativa em torno desta Assembleia-Geral
  3. «Os sócios efetivos, ou seja, sócios maiores de idade que sejam sócios há pelo menos um ano ininterrupto à data da reunião da Assembleia-Geral, e que tenham as suas quotas devidamente regularizadas até outubro de 2024, poderão estar presentes, participar nos debates e votar», garante António Tavares
  4. Além da aprovação do relatório e contas da época 2023/24, os sócios do FC Porto terão a oportunidade de discutir e deliberar sobre a constituição e dotação da Fundação FC Porto

Benfica recebe Estrela da Amadora na Taça de Portugal, numa eliminatória a eliminar

  1. Benfica tem apenas uma derrota na temporada, diante do Bayern Munique, devido a uma «estratégia falhada pelo treinador»
  2. Estrela da Amadora venceu o Benfica em duas ocasiões e registam-se ainda seis empates entre as duas equipas
  3. «Nestas provas a eliminar o favoritismo é um colocado de parte de certa maneira e tudo pode acontecer, até porque isso faz parte da magia do futebol»
  4. Treinador do Estrela da Amadora, José Faria, garantiu que a sua equipa «não vai mudar em nada as suas diretrizes e ideias», querendo «continuar a evoluir e tentar ser ambiciosos, querendo rematar à baliza o maior número de vezes possível»

Estreia de João Pereira não revelou muito sobre o futuro do Sporting

  1. A vitória sobre o Amarante, adversário dos escalões inferiores, foi conseguida de forma tranquila
  2. A mudança de treinador num período em que a equipa nacional está em ação pode revelar-se uma estratégia do presidente leonino para manter os níveis de confiança e motivação no plantel
  3. O jogo com o Amarante não deixou grandes indicações sobre o que se pode esperar da equipa de João Pereira
  4. O Sporting recebe agora o Arsenal, num duelo de alto nível que contrastará com a facilidade da eliminatória da Taça de Portugal