O FC Porto recordou esta sexta-feira, no dia do seu aniversário, Fernando Gomes, antigo goleador do clube azul e branco que faleceu no ano passado, aos 66 anos.
Nas redes sociais, o clube escreveu: «Neste dia, em 1956, nascia Fernando Gomes para se tornar um ídolo de todos nós». Fernando Gomes foi um dos maiores jogadores da história do FC Porto, tendo marcado 355 golos em 452 jogos e conquistado inúmeros troféus pelo clube.
Vencedor de duas Botas de Ouro, em 1982/83 e 1984/85, Fernando Gomes é o melhor marcador da história do FC Porto. Ao serviço do clube portista, conquistou uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, três Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e cinco campeonatos nacionais.
Pela seleção portuguesa, Fernando Gomes realizou 47 internacionalizações e marcou 13 golos, tendo participado no Euro'1984 e no Mundial'1986. O antigo avançado intercalou as duas passagens pelas Antas com um período no Sporting de Gijón, em Espanha, e despediu-se dos relvados no Sporting, em 1991.