De acordo com informações recolhidas pelo zerozero junto de pessoas próximas ao decano dirigente azul e branco, a situação de Pinto da Costa é estável, embora mereça contínua vigilância e cuidados médicos.
Perto de celebrar 87 anos de vida [28 de dezembro], o ex-presidente dos dragões luta contra um problema oncológico desde 2021. Este problema agravou-se nas últimas semanas e fragilizou-lhe o estado de saúde. «A medicação realizada em casa não estava a ser suficiente para o controlo da dor, o que obrigou a família a procurar com a equipa médica responsável uma nova estratégia no combate ao problema cancerígeno», explicaram as fontes próximas.
Além dessa condição, já de si grave, uma queda recente provocou ao octogenário uma fratura num fémur, o osso da coxa. «É provável que essa lesão seja debelada através de uma intervenção cirúrgica, a realizar nos próximos dias», acrescentaram.
Perante um quadro tão sensível, e atendendo à idade de Pinto da Costa, não há por agora uma data prevista para a alta médica. «A família espera que o homem que liderou os destinos do FC Porto entre 1982 e 2024 possa melhorar a tempo de passar o Natal no conforto do lar», revelaram as mesmas fontes.
A última aparição pública de Pinto da Costa ocorreu a 27 de outubro, aquando a apresentação do livro Azul até ao Fim no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.