O projeto de construção do Centro de Alto Rendimento (CAR) do FC Porto segue em andamento, com a administração do clube a avaliar as melhores opções para adquirir os terrenos necessários no Olival, de acordo com informações recolhidas pelo jornal O JOGO.
A SAD portista tem até março de 2025 para efetivar a compra dos terrenos, conforme consta no contrato-promessa de compra e venda. Nesta fase, a administração está a analisar se avança com a aquisição por conta própria, possivelmente utilizando o recente refinanciamento da dívida no valor de 115 milhões de euros, ou se opta por um investidor externo.
Protocolo com a Câmara Municipal de Gaia
Paralelamente, o FC Porto mantém reuniões com a Câmara Municipal de Gaia para definir o protocolo de entendimento sobre o projeto do CAR. No entanto, este só poderá ser efetivado depois da conclusão da aquisição dos terrenos.
«Caso o FC Porto avance para o cumprimento da promessa de compra e venda, poderemos ter 31 hectares por um custo total de 3,85 milhões de euros», revelou o administrador financeiro do clube, José Pereira da Costa, numa apresentação em Lisboa no início de abril. De acordo com o CFO, os terrenos foram avaliados em cerca de 4,2 milhões de euros por uma entidade independente, e o investimento total no CAR rondará entre 30 a 35 milhões de euros.
Abandono do projeto de academia na Maia
Entretanto, a atual administração do FC Porto confirmou à Câmara da Maia que o clube não teria nesta fase possibilidades financeiras de dar continuidade ao processo tendente à aquisição dos terrenos para a construção de uma nova academia na Maia, projeto esse que havia sido planeado pela anterior administração.
O projeto de construção do CAR foi um dos pilares da candidatura de André Villas-Boas à presidência do FC Porto, revelando a importância que a atual administração atribui a este investimento.