Martim Fernandes encara concorrência com motivação redobrada no FC Porto

  1. Martim Fernandes, defesa-direito do FC Porto, recuperou o estatuto de titular que tinha perdido no início da temporada
  2. Com 18 anos, Martim Fernandes já fez a sua estreia pela equipa principal do FC Porto
  3. O jovem português diz que a competição com João Mário o motiva a melhorar e chegar a outro patamar
  4. Martim Fernandes admira jogadores como Sérgio Oliveira e Diogo Dalot, referências da formação do FC Porto

A concorrência de João Mário não intimida Martim Fernandes, bem pelo contrário. Tal é percetível pelo facto de, após ter perdido o estatuto de titular com que iniciou a temporada, o jovem defesa-direito do FC Porto, de 18 anos, já o ter recuperado nas últimas semanas. Algo em que se mostrava apostado há cerca de um mês, quando foi gravada a sua participação no programa 'Jogar em casa', da Sport TV+, e que foi para o ar esta terça-feira.

Competição como motor de evolução


Ter um concorrente para a posição é sempre bom, para podermos melhorar, querermos mais e chegarmos a outro patamar. É com competição que chegamos lá mais acima e damos um passo em frente. É importante ter sempre um companheiro que nos dê força para continuar a trabalhar, referiu o jovem, recordando os primeiros passos, em treino e em jogo, pela equipa principal: Já no ano passado, quando me estreei, acolheram-me bem. Toda a gente gostou de mim. Este ano já estou mais entrosado dentro do balneário e espero ter cada vez melhores relações com os companheiros.

Adaptação à pressão dos jogos grandes


Um dos momentos marcantes desta época, sobretudo para o FC Porto, foi a decisão da Supertaça diante do Sporting. Afinal, esse encontro foi mesmo o pináculo da pressão para o jovem a serviço dos dragões? Tinha mais no início. Contra o Sporting foi quando tive maior pressão, mas a partir daí, quando entras em campo e dás os primeiros toques na bola, sai tudo do teu corpo, só jogas o teu futebol e fazes o que sabes fazer. A pressão do jogo sai. Todos os jogadores sentem mais pressão antes do jogo começar, no hotel, no aquecimento, mas depois de começar o jogo acalma, disse, regressando ao desenrolar do encontro para admitir que a sua equipa, antes da reação, andou aos papéis: Começámos bem, por cima do jogo, estava tudo a correr bem, mas quando sofremos o primeiro golo a equipa deixou-se cair um bocado. A partir daí ficámos baralhados com a ideia de jogo, mas o míster deu logo as indicações e tudo voltou ao normal. Conseguimos passar por cima desse problema e correu tudo bem no final.

Referências da formação


Regressando aos tempos da formação, escalões em que, de resto, com 18 anos, ainda poderia estar a competir, Martim Fernandes recordou a maravilha, o sonho, que foi jogar na Constituição e as referências de homens da casa na altura, como Sérgio Oliveira, um ícone e capitão, assim como Diogo Dalot, uma referência pela posição e pelo estilo de jogo. Os meus místeres comparavam-me muito ao Dalot, à sua forma de jogar e sempre me identifiquei com ele, detalhou.

Objetivo: Superar jovens estrelas


Sobre o futuro, e à boleia de uma questão sobre a afirmação, igualmente muito precoce, de Lamine Yamal, não só no Barcelona como na seleção espanhola, Martim Fernandes admitiu o perfil diferenciado do extremo... mas lançou um embate que poderá não tardar muito tempo a ver-se cumprido: Não sinto pressão nenhuma. O Yamal é um extremo, gostava de o apanhar um dia. É um grande jogador. Parece que às vezes está a jogar PlayStation pela forma como passa pelos jogadores. Se viesse durante um jogo acho que ia passar mal.

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece