A nova Academia ocupará uma área de 22 mil metros quadrados e terá como destaque a construção de um estádio com capacidade para acolher jogos da II Liga. Com 2.500 lugares, parque de estacionamento, zonas de imprensa e balneários, o novo recinto será um importante palco para os jogos da equipa B e dos escalões jovens do FC Porto.
Além do estádio, a Academia contará com nove relvados, incluindo quatro com lotação de 400 espetadores para jogos da formação, e um relvado para futebol de 7. Esses recintos desportivos contarão com espaços de apoio e iluminação adequados.
O edifício principal da Academia terá a Casa do Dragão, um espaço que oferecerá condições de residência aos jogadores vinculados ao clube. Com 70 quartos duplos, zona de refeição com capacidade para 500 refeições diárias, área de estudo e lazer, a Casa do Dragão será um local propício ao desenvolvimento integral dos jovens talentos do FC Porto.
Na zona técnica desportiva, estarão localizados os serviços administrativos da Academia, assim como um auditório, salas de reuniões e espaços para os diferentes departamentos desportivos. Destaque também para as áreas destinadas ao departamento médico, contando com hidroterapia, gabinetes médicos e um ginásio.
O projeto da nova Academia do FC Porto será conduzido pelo arquiteto Manuel Salgado, responsável também pelos projetos do Estádio do Dragão e do Dragão Arena.