Ranking UEFA: Portugal mais longe de França e Países Baixos

  1. A primeira jornada da Liga dos Campeões colocou Portugal mais longe da França e dos Países Baixos no ranking UEFA.
  2. França e Países Baixos somaram mais pontos que Portugal nesta jornada europeia.
  3. Portugal já perdeu dois clubes na competição, enquanto França e Países Baixos perderam apenas um cada.

A 1.ª jornada da Liga dos Campeões colocou Portugal um pouco mais longe da França e dos Países Baixos no ranking UEFA. Entre as três equipas portuguesas na competição, o FC Porto venceu o Shakhtar Donetsk por 3-1, enquanto Benfica e Sp. Braga foram derrotados em casa, respetivamente por Salzburgo (0-2) e Nápoles (1-2).

Com estes desfechos, só o FC Porto contribuiu com pontos para o ranking até ao momento, na fase de grupos. Uma vitória nesta fase vale dois pontos para o ranking e estes, divididos pelo total de seis equipas do país na UEFA em 2023/24, deram mais 0.333 pontos a Portugal, que é 7.º na hierarquia.

Já a França, 6.ª classificada no ranking, que compreende as últimas cinco épocas (incluindo a atual), teve triunfo do PSG sobre o Borussia Dortmund (2-0) e empate do Lens em Sevilha (1-1). No entanto, há também já que contar com a vitória do Lille ante o Olimpia Liubliana na Liga Conferência (2-0), no jogo que se disputou na quarta-feira.

Assim, com as duas vitórias que valem quatro pontos para o ranking, mais o empate que vale um ponto, França já somou cinco pontos nesta jornada europeia. Estes pontos, divididos pelos seis clubes franceses na UEFA esta época, dão já 0.833 pontos esta semana.

Já os Países Baixos tiveram a vitória do Feyenoord sobre o Celtic (2-0) e a derrota do PSV com o Arsenal (4-0). Os dois pontos do triunfo do Feyenoord dividem pelos cinco clubes neerlandeses esta época na UEFA e, assim, o país somou mais 0.400 pontos para o ranking. Um claro exemplo do problema para Portugal na tentativa de aproximação, dado que os Países Baixos vão sempre dividir por menos equipas os pontos angariados.

Olhando ao total desta época, Portugal tem 3.333 pontos somados e até já conseguiu uma aproximação ligeira a França, que para já tem 2.583. O mesmo não acontece em comparação com os Países Baixos, que já conseguiram mais do que os dois mais diretos perseguidores: 4.200.

No meio disto tudo, dos seus seis clubes, Portugal já perdeu dois (Arouca e V. Guimarães), enquanto os Países Baixos só um dos seus cinco (Twente) e a França mantém seis em seis em ação.

FC Porto disposto a pagar 15 milhões por Mika Faye do Barcelona

  1. FC Porto disposto a pagar 15 milhões por Mika Faye
  2. Direcção do FC Porto liderada por André Villas-Boas
  3. Barcelona quer dar oportunidade ao novo treinador Hans-Dieter Flick para observar Mika Faye
  4. Barcelona prefere aguardar por outras ofertas apesar do valor do FC Porto ser considerado satisfatório

Francisco Conceição repete feito histórico do pai Sérgio Conceição na estreia de Portugal no Euro'2024

  1. Francisco Conceição marcou o golo da reviravolta (90+2') na vitória de Portugal sobre a República Checa (2-1) na estreia do Euro'2024
  2. Sérgio Conceição, pai de Francisco, também marcou na estreia de Portugal num Europeu, em 2000 (hat-trick vs Alemanha)
  3. Esta foi a segunda vez na história que um par de pai e filho marcaram num Campeonato da Europa de seleções
  4. Francisco Conceição entrou aos 90 minutos e marcou aos 92', dando uma 'cambalhota' no golo decisivo