O Sporting encerra o ano de 2025 este domingo com a receção ao Rio Ave em jogo da 16.ª jornada da Liga. Segundo a análise de Rui Borges, a equipa irá contar com Ioannidis e Luis Suárez no ataque. “A principal dúvida no onze de Rui Borges será Maxi Araújo que, segundo revelou o treinador, está ‘meio adoentado’ e, caso não seja opção, deverá ceder o lugar a Matheus Reis.”
Além disso, a incerteza pode influenciar a escolha de jogadores, já que Ricardo Mangas pode recuar, abrindo espaço para a entrada de Alisson no ataque. Com a linha defensiva, a substituição de Fresneda por Vagiannidis também marca o enfrentamento, já que o espanhol cumpre jogo de suspensão após o quinto amarelo na Liga. “O capitão Morten Hjulmand é uma certeza no meio-campo, em princípio, com a companhia de João Simões, embora a porta fique também aberta para a entrada de Morita.”
Momento em Alta do Sporting
O Sporting ostenta um momento em alta, chegando a este encontro com uma sequência de três vitórias consecutivas e um total de 11 jogos sem derrotas na Liga. O ataque tem sido avassalador, com 42 golos marcados, sendo 10 nos últimos dois jogos, o que demonstra a sua capacidade ofensiva. A equipa busca não só a vitória, mas também manter a boa forma defensiva, onde apenas sofreu oito golos. A confiança está evidente: “Os leões estão numa sequência de três vitórias consecutivas.”
Com uma performance consistente, a equipa de Alvalade demonstra não só a força no ataque mas também um sólido sistema defensivo. Com o treinador Rui Borges à frente, o Sporting parece preparado para continuar a sua trajetória positiva na Liga.
Dificuldades do Rio Ave
Por outro lado, o Rio Ave enfrenta algumas dificuldades. “O Rio Ave, por seu lado, chega a este jogo depois de ter ido a Barcelos impor um empate ao Gil Vicente (2-2), num jogo em que Clayton viu um cartão amarelo que o afasta do duelo deste domingo.” A equipa está também a lidar com a falta de Tamás Nikitscher, que foi expulso no mesmo jogo. A escolha do treinador Sotiris Silaidopoulos para substituir Clayton ainda não está decidida, mas as opções como Zoabi ou Dario Spikic poderão ser analisadas.
Com várias lesões e suspensões, o Rio Ave terá de encontrar uma maneira de se reerguer e competir contra um Sporting em alta. O desafio será grande, mas a ambição e a determinação da equipa serão fundamentais para um bom desempenho na partida.