FC Porto critica tempo de jogo inútil e erros do VAR

  1. O FC Porto tem a segunda média de tempo de jogo total mais alta da I Liga
  2. No entanto, é um dos piores em tempo útil e percentagem de tempo em que a bola está efetivamente em jogo
  3. Sérgio Conceição criticou os erros do VAR
  4. O treinador frisou a importância de tomar boas decisões
  5. O FC Porto tem 10 pontos e é o líder da I Liga

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, expressou a sua preocupação com a duração e a utilidade do tempo de jogo no futebol português. Apesar de ter a segunda média de tempo de jogo total mais alta da I Liga, o clube é um dos piores em tempo útil e percentagem de tempo em que a bola está efetivamente em jogo. Esta situação tem afetado o futebol nacional e o FC Porto, de acordo com o treinador.

Conceição destacou que o tempo útil de jogo do campeonato português era um dos mais baixos da Europa e aplaudiu a recente extensão dos períodos de compensação. No entanto, ele ressalvou que o FC Porto, apesar de ter uma média de tempo de jogo total alta, tem menos tempo útil do que outras equipas.

"O FC Porto tem tido cento e tal minutos como média de tempo de jogo, mas é a equipa com menos tempo útil. Isso é sinónimo de alguma coisa", afirmou Conceição em conferência de imprensa. Ele salientou que a falta de tempo útil de jogo dificulta a criação de um ritmo alto, intensidade e velocidade nos jogos da equipa.

O treinador também criticou os erros do VAR e frisou a importância de tomar boas decisões. "Custa mais compreender os erros que têm sido cometidos no videoárbitro (VAR), porque aí já não existe a pressão do próprio jogo e dos jogadores. É um ambiente onde se está tranquilo para tomar boas decisões, que não têm existido", destacou.

Sérgio Conceição aproveitou ainda para responder às críticas que recebeu de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e defendeu o seu historial como treinador do FC Porto. "O meu passado é indelével e não poderá ser apagado. São 10 títulos e, dos últimos sete [em termos nacionais], ganhámos cinco. Entre receitas e gastos, há um saldo positivo de mais de 600 milhões de euros", afirmou.

O FC Porto, líder da I Liga, tem 10 pontos e enfrentará o Estrela da Amadora na próxima partida, com arbitragem de João Pinheiro.

Pepe pondera fim de carreira no Brasil

  1. Pepe, de 40 anos, está fora dos planos do FC Porto para a próxima época
  2. André Villas-Boas, presidente do FC Porto, assumiu publicamente a saída de Pepe
  3. Pepe nunca jogou a nível profissional no Brasil
  4. Botafogo, treinado por Artur Jorge, é apontado como principal candidato a contratar Pepe

Wendell antecipa a Copa América com balanço positivo da época do FC Porto

  1. Wendell reconhece que o FC Porto «precisávamos de um pouco mais para lutar pelo campeonato», apesar de terem conquistado a Taça de Portugal
  2. O defesa lamentou a forma como o FC Porto foi eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões
  3. Wendell elogiou o trabalho do treinador Sérgio Conceição, que «nos ajudou diariamente a sermos melhores e tirou o melhor que temos»
  4. O jogador está «em ótimas condições» para representar o Brasil na Copa América