Golpe de teatro no mercado de transferências
O FC Porto deu um golpe de teatro no mercado de transferências ao anunciar a contratação de Samu Omorodion, avançado espanhol de 21 anos proveniente do Atlético de Madrid. Apesar de não haver qualquer rumor a apontar o seu nome aos dragões, o jovem talento chegou ao Estádio do Dragão para reforçar o plantel de Vítor Bruno na próxima temporada.
Cooperação entre os clubes
Em declarações aos canais oficiais do clube, o presidente André Villas-Boas revelou os bastidores desta negociação, destacando o «grande sentido de cooperação» entre os dois clubes e o «sigilo» mantido por todas as partes envolvidas. «Acima de tudo um grande sentido de cooperação entre os dois clubes e sigilo entre todas as pessoas que sabiam que a operação estava a acontecer. Só apenas dentro desse espírito de grande respeito profissional é que o negócio foi possível porque nos moldes e nas condições em que foi feito teríamos ainda mais clubes interessados no jogador e o FC Porto teria ficado fora do negócio», explicou.
Profissionalismo do Atlético de Madrid
Villas-Boas enalteceu ainda o «grande profissionalismo» do Atlético de Madrid, com quem o FC Porto se associa nesta transferência, adquirindo 50% dos direitos económicos do jogador. «Um grande profissionalismo por parte do Atlético de Madrid, a quem temos de agradecer. No fundo, são nossos sócios neste negócio em que o FC Porto adquire 50% dos direitos económicos do jogador. Agradecer ao Miguel Ángel Gil pela dedicação e ao seu CEO que nos ajudou a que esta operação se realizasse nos moldes em que foi feita.»
Um dos melhores jovens talentos do mundo
O presidente portista não poupou elogios ao novo reforço, considerando-o «um dos grandes jovens talentos do futebol mundial». «Chega ao FC Porto um dos grandes jovens talentos do futebol mundial, estamos muito confiantes no que ele vai trazer a nível desportivo para o clube e desejamos-lhe o maior sucesso», afirmou.
Perfil de Samu Omorodion
Também o diretor desportivo Andoni Zubizarreta destacou o «potencial enorme» de Samu Omorodion, traçando o perfil do avançado espanhol. «Ele confiou em nós e sabe que este é um grande clube em que pode continuar a crescer como futebolista. Nós sabemos que tem um potencial enorme para jogar com a camisola nove e estar na frente de ataque de forma a ajudar-nos a finalizar jogadas e a ganhar. É um jogador completo que também tem capacidade defensiva e vai ajudar-nos na pressão. Tem muito talento e acreditamos que este é o melhor sítio para crescer e desenvolver-se.»
Zubizarreta destacou ainda que os avançados modernos já não se definem apenas pela altura, força e velocidade, mas também pela qualidade técnica e capacidade de criar e finalizar. «Os avançados já não são só altos, grandes e rápidos. São também bons tecnicamente, sabem finalizar e criar e o Samu representa esses números 9 que fazem muito mais coisas do que simplesmente ser rematadores. Ele tem muitas coisas que já faz e ainda vai crescer sob uma grande exigência e com um público que empurra muito, mas exige muito também. Está preparado para corresponder a tudo isso.»
Aposta na juventude
A aposta na juventude é uma prioridade para o FC Porto, como sublinha Villas-Boas. «Há uma aposta na juventude que tem qualidade e talento porque o FC Porto assim o exige. Apesar de estarmos a reformatar e trazer alguma juventude para o plantel, temos a grande responsabilidade perante os sócios de sermos campeões todos os anos. Daí que a qualidade que estamos a tentar arranjar para o plantel dê essas garantias de continuar a lutar por títulos. Assim é com o Samu, também com o Deniz [Gul] e queremos que continue com os reforços de mercado que esperamos concluir.»
Zubizarreta reforçou que a nacionalidade dos jogadores não é relevante para o FC Porto, que procura apenas atletas que «vistam a nossa camisola e façam os adeptos sentirem-se orgulhosos deles». «Não interessa se são espanhóis ou suecos ou de qualquer outra nacionalidade, é o mesmo. Claro que sendo eu espanhol e vindo um jogador espanhol há sempre alguma ligação do ponto de vista emocional, mas para mim todos jogadores do FC Porto são os meus jogadores.»
Palavras de Samu Omorodion
Samu Omorodion, por sua vez, mostrou-se «muito feliz» por assinar pelo «maior clube de Portugal» e prometeu dar «o máximo» para ajudar o FC Porto a conquistar títulos. «Sinto uma enorme satisfação de estar aqui. Estou muito feliz por assinar pelo maior clube de Portugal e quero agradecer ao presidente e a todos os que trabalham com ele pela confiança que depositaram em mim desde o primeiro momento. Tenho a vontade de jogar neste estádio e para este público. Vou dar o meu máximo e demonstrar que sou um bom jogador e ajudar a dar alegrias a este clube.»