Na sequência da polémica relacionada com alegadas buscas negociadas pela SAD do FC Porto com as autoridades, o treinador André Villas-Boas anunciou em entrevista ao canal Now que pretende que o protocolo entre a SAD e os grupos organizados de adeptos seja dado a conhecer aos sócios em Assembleia Geral para votação. Esta é uma forma de respeitar uma promessa feita na campanha eleitoral em que Villas-Boas deixou claro que os sócios teriam uma voz ativa na vida do clube.
Por outro lado, esta iniciativa vai ao encontro da transparência na governança que Villas-Boas sempre defendeu ter de existir nos azuis e brancos.
Protocolo a ser votado em Assembleia Geral
Vamos redesenhar o formato de um novo protocolo com as claques. A minha vontade é que este tipo de protocolo seja votado em sede de Assembleia Geral. Não será já, talvez na época 2025/26. Este próximo protocolo será negociado diretamente, disse Villas-Boas, aguardando pelo desfecho do resultado da Assembleia Geral Eleitoral do Super Dragões, agendada para 15 de julho, destinada a eleger novos órgãos sociais, na sequência da demissão de Fernando Madureira.
Alegadas buscas negociadas à SAD do FC Porto
A notícia surge num contexto em que a SAD do FC Porto esteve no centro de uma polémica relacionada com alegadas buscas negociadas com as autoridades. De acordo com informações divulgadas pela CNN Portugal, o clube terá tentado negociar as datas das buscas para que não coincidissem com um jogo da Liga dos Campeões entre o FC Porto e o Liverpool.
Paulo Saragoça da Matta, um dos mais mediáticos advogados portugueses, lamentou que isto possa ter acontecido. É de uma gravidade absurda, se isto for verdade, admitiu Saragoça da Matta, acrescentando que a concertação de datas de buscas pressupõe um entrosamento de pessoas de elevadíssima importância por parte de quem realizada as buscas e por parte de quem é buscado.
Pinto da Costa e a liderança do FC Porto
Pinto da Costa liderou o FC Porto durante mais de 40 anos. O atual presidente honorário do FC Porto deixou o cargo depois de perder as eleições e há quem tenha medo do que pode acontecer a Pinto da Costa.
Ainda assim, Paulo Saragoça da Matta espera que o Ministério Público venha explicar esta situação ao país. Eles já sabiam que era hoje (operação de buscas à SAD do clube), relatou, alegadamente, Matos Ferandes (pai) a Matos Fernades (filho), cita a CNN Portugal, a um caso que remonta ao tempo em que Pinto da Costa era líder do FC Porto.