Pinto da Costa suspenso por 35 dias pela FPF por criticar árbitro

  1. Pinto da Costa suspenso por 35 dias pela FPF
  2. Multa de 5.610 euros aplicada
  3. Possibilidade de recurso para final da Taça de Portugal
  4. Críticas duras ao trabalho do VAR Tiago Martins

Suspensão por 35 dias e multa de 5.610 euros

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou uma suspensão de 35 dias e uma multa de 5.610 euros a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, devido a críticas dirigidas ao árbitro Tiago Martins após a derrota da sua equipa frente ao Estoril (1-0).

A decisão foi tomada a 30 de abril, um mês após o incidente, por "lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa" do árbitro, de acordo com o comunicado do organismo disciplinar.

Possibilidade de recurso

Ainda assim, Pinto da Costa, que se prepara para perder a presidência do FC Porto para André Villas-Boas, ainda poderá recorrer da decisão, com vista a estar presente na final da Taça de Portugal, marcada para o próximo dia 26 de maio, diante do Sporting.

O dirigente portista confessou "integralmente e sem reservas os factos ocorridos" após o encontro da 27.ª jornada, pelo que a FPF cumpriu os prazos regulamentares para aplicar a sanção. No entanto, a decisão poderá ser "travada" através de um recurso para o Pleno do Conselho de Disciplina, o que teria efeitos suspensivos.

Críticas duras ao VAR

Na altura, Pinto da Costa compareceu na conferência de imprensa para criticar duramente o trabalho da arbitragem, afirmando que o árbitro Tiago Martins "já no ano passado, com o Gil Vicente, fez-nos perder um campeonato" e que "o FC Porto tem sido vergonhosamente prejudicado, sobretudo pelos VAR".

O senhor Tiago Martins tem a fama de ser o melhor VAR, mas não é (...) Espero que o senhor Fontelas, mesmo com toda a campanha de Tiago Martins, reflita e veja se tem mão nisto, senão é melhor dar lugar a outro, atirou o presidente dos dragões.

Florentino e Di María suspensos por cartões amarelos estratégicos

  1. Florentino e Di María viram o quinto cartão amarelo
  2. Ação permitiu suspensão no próximo jogo
  3. Treinador do Benfica confirmou posteriormente que apenas disse a Florentino que ia ser o melhor em campo
  4. Professor de Direito do Desporto considera comportamento reprovável do ponto de vista ético