Heranças pesadas: Otávio e Grimaldo deixam saudades nos seus clubes

  1. Otávio foi contratado pelo FC Porto ao Internacional em 2014
  2. Grimaldo chegou ao Benfica vindo do Barcelona em 2014
  3. Ambos conquistaram nove títulos com as suas equipas
  4. Otávio marcou 31 golos e fez 68 assistências pelo FC Porto
  5. Grimaldo marcou 27 golos e fez 61 assistências pelo Benfica

Quando se analisa o percurso de Otávio e Grimaldo em Portugal, é impossível não perceber as semelhanças. Ambos chegaram aos seus clubes em 2014, sendo que Otávio veio do Internacional para o FC Porto e Grimaldo do Barcelona para o Benfica. Ambos demoraram um pouco para se afirmarem e conquistarem um lugar nas equipas principais, mas quando o fizeram, mostraram todo o seu potencial.

A despedida de Otávio do FC Porto foi marcada por uma transferência para o Al Nassr, da Arábia Saudita, que pagou a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Para o FC Porto, essa transferência significou um bom encaixe financeiro, mas também a perda de um jogador importante para a equipa de Sérgio Conceição. Otávio não só contribuía tecnicamente, como também era um dos líderes do balneário e muito querido pelos adeptos.

Já Grimaldo deixou o Benfica rumo ao Bayer Leverkusen, não deixando qualquer valor monetário para o clube. No entanto, a sua saída também foi sentida pelos benfiquistas, que reconhecem a importância que Grimaldo teve na equipa durante a sua passagem pelo clube.

Ambos jogadores conquistaram nove títulos com as suas equipas. Otávio, pelo FC Porto, venceu três campeonatos, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga. Já Grimaldo, pelo Benfica, conquistou quatro campeonatos, três Supertaças, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.

Em termos de desempenho individual, Otávio teve números melhores do que Grimaldo. O médio brasileiro marcou 31 golos e fez 68 assistências em sete temporadas pelo FC Porto, enquanto o lateral-esquerdo espanhol marcou 27 golos e fez 61 assistências pelo Benfica.

No que diz respeito à titularidade, Otávio foi titular em 84,8% dos jogos pelos dragões, enquanto Grimaldo iniciou 96,7% das partidas pelo Benfica.

Em termos de percentagem de vitórias, Otávio teve um registo de 70,3% de vitórias com o FC Porto, enquanto Grimaldo teve 66,7% de vitórias com o Benfica.

Com as saídas de Otávio e Grimaldo, tanto o FC Porto como o Benfica terão a difícil tarefa de encontrar jogadores que possam preencher a lacuna deixada por estes dois talentosos atletas. As opções escolhidas pelos treinadores para substituí-los serão decisivas no futuro das equipas e na tentativa de manterem o sucesso conquistado nos últimos anos.

Em resumo, a despedida de Otávio e Grimaldo marcou o fim de uma era nos seus clubes e a herança deixada por eles será difícil de ser igualada.

José Maia nomeado para liderar área de scouting do FC Porto

  1. Carreira de José Maia sempre ligada ao futebol
  2. Entrada no mundo do «scouting» por convite do Sparta de Praga
  3. «O trabalho de um «caça-talentos» não se limita à observação de jogos, equipas e jogadores», diz José Maia
  4. Falta determinar diretor para o futebol feminino no FC Porto

FPF alerta Governo sobre impacto da revogação de manifestações de interesse na inscrição de jogadores estrangeiros

  1. A FPF alertou o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, sobre o impacto da decisão de acabar com a manifestação de interesse na regularização de estrangeiros
  2. As janelas de inscrição têm apenas 12 semanas no verão e 4 no inverno
  3. O governo considera que a possibilidade de regularização de imigrantes através de manifestação de interesse foi uma 'medida irrefletida'
  4. A FPF está a recolher informações sobre as mudanças para informar os clubes que pretendem contratar jogadores estrangeiros