Alan Varela está a crescer e ainda não chegou a metade do que pode dar

  1. Alan Varela está a destacar-se no FC Porto
  2. O treinador Leandro Somoza acredita que Varela ainda tem muito para dar
  3. Varela foi moldado para o salto europeu por Somoza
  4. O estilo de jogo do FC Porto facilitou a adaptação de Varela

Alan Varela, jogador do FC Porto, está a destacar-se no clube português, mas segundo o seu antigo treinador no Boca Juniors, Leandro Somoza, ainda está longe do seu auge. Somoza, que ajudou a moldar Varela para o salto para a Europa, elogia o estilo de jogo do FC Porto, que ajudou na adaptação do jogador argentino. "A liga portuguesa é um bom passo para os argentinos. O estilo de jogo do FC Porto ajuda muito, porque joga sempre para ganhar e isso facilita a adaptação. Estás numa equipa grande que te acompanha", analisa o treinador. Somoza ressalta que Varela está a crescer e ainda tem muito para dar: "Está a crescer e ainda não chegou a metade do que pode dar. Vai continuar a evoluir".

O treinador argentino explica que trabalhou com Varela no Boca Juniors, onde o ajudou a desenvolver as suas qualidades técnicas e de decisão. "Era rápido e resistente. Quando começou a treinar connosco, pedíamos que deixasse de jogar para trás ou para os lados. 'Os médios que rompem linhas com passes verticais é que contam', dizíamos-lhe eu e o Miguel. Logo começou a aplicar esses conselhos, porque tem boa técnica", revela Somoza.

Somoza também destaca a capacidade de Varela em decidir rapidamente e a sua evolução no jogo aéreo. "Pedíamos sempre que, quando recuperasse a bola, que a jogasse rapidamente, fosse curto, largo ou para a frente. Tem características para ter a bola nos pés, mas não podes retê-la muito tempo no futebol atual. Na Europa, se te agarras à bola, o avançado que atacou o espaço vazio não o voltará a fazer e vai reclamar que faças o passe", explica o treinador.

Leandro Somoza recorda o percurso de Varela no Boca Juniors, onde o jogador mostrou personalidade e profissionalismo desde muito jovem. "Estreou-se muito bem, não sentia pressão. Começou a jogar cada vez melhor quando tinha a oportunidade. Isso foi potenciando o jogador e, em pouco tempo, transformou-se numa peça indiscutível na equipa. Por isso, não me surpreende que se tenha adaptado tão depressa no FC Porto e conquistado um lugar entre os titulares", destaca Somoza.

O treinador argentino acredita que Varela terá a oportunidade de representar a seleção da Argentina no futuro. "Há médios centro naturais, como o Leandro Paredes, o Mac Allister ou o próprio Enzo Fernández, que jogou muito bem ali, mas cuja posição natural não é essa", afirma Somoza. "Creio que, em algum momento, Alan será convocado. Não há um médio com essas características, estando no FC Porto e na Champions vão vê-lo. São coisas muito importantes para o seu crescimento", projeta o treinador.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille

Penafiel goleia Tocha e avança na Taça de Portugal

  1. Penafiel goleou Tocha por 4-1 na 2ª eliminatória da Taça de Portugal
  2. Suker marcou dois golos, Skuka e Gabriel Barbosa fizeram os outros
  3. Mafra e União de Leiria também venceram jogos da Taça
  4. Pevidém eliminou o Marítimo após prolongamento com triunfo por 2-1

Benfica qualifica-se para a Liga dos Campeões de Basquetebol

  1. Vitória do Benfica por 91-85 sobre Fribourg Olympic na final do Torneio 1 da fase de apuramento
  2. Equipa orientada por Norberto Alves
  3. Benfica eliminou Rilski Sportist (Bulgária) por 89-88 nas meias-finais
  4. Fribourg Olympic eliminou Norrkoping Dolphins (Suécia) por 80-79