Armando Evangelista renova com Famalicão e quer dar novo capítulo

  1. Armando Evangelista vai continuar a ser o treinador do Famalicão
  2. O técnico vai começar a época ao leme do clube, ao contrário do que aconteceu na temporada anterior
  3. Tomané, ex-jogador orientado por Evangelista no Vitória de Guimarães, elogia a renovação
  4. Evangelista fez um percurso desde a base até ao topo, provando os seus méritos

Armando Evangelista vai permanecer como treinador do Famalicão, mas a próxima temporada trará uma nova dinâmica: o técnico começará a época ao leme do clube, ao contrário do que aconteceu no final da última temporada, em que assumiu a equipa a meio do campeonato.

A BOLA falou com Tomané, antigo jogador orientado por Evangelista no Vitória de Guimarães, e o avançado não tem dúvidas de que a SAD do Famalicão fez a melhor escolha ao renovar com o treinador.

«Sempre foi um treinador de enorme qualidade»

É certo que já passou algum tempo desde que trabalhei com o mister Armando Evangelista, mas não acredito que alguma coisa tenha mudado. Foi sempre um treinador de enorme qualidade e que, no Vitória, até apanhou uma fase complicada da vida do clube. Mas mesmo assim demonstrou sempre a sua competência, começou por dizer Tomané.

Os elogios estendem-se, de resto, ao trajeto do técnico: Fez um percurso desde a base até ao topo e isso é a prova mais do que evidente dos seus méritos. Mesmo depois de sair do Vitória de Guimarães continuou o seu caminho na Liga 2 [n.d.r.: Varzim, Penafiel, Vilafranquense e Arouca (subiu os arouquenses à Liga na época 2020/2021)], sempre com provas dadas nos clubes que representou, e toda essa experiência adquirida, que englobou, recentemente, uma passagem pelo estrangeiro [n.d.r.: Goiás, do Brasil], devem ter-lhe dado ainda mais condimentos qualitativos.

«Casamento perfeito entre clube e treinador»

O futuro de Evangelista continuará, então, a passar pelo Famalicão - onde chegou no passado mês de março, tendo liderado os minhotos nas últimas nove jornadas (quatro vitórias, dois empates e três derrotas) - e Tomané assume que os famalicenses poderão almejar a terem ainda mais sucesso com o técnico ao leme.

Podemos dizer que é um casamento perfeito entre clube e treinador. O Famalicão é um clube muito bem estruturado e que, por norma, costuma construir bons plantéis. Ora, com o mister Armando Evangelista a ter a oportunidade de começar a época e ser ele uma voz ativa na escolha do grupo de trabalho, então tem tudo para dar certo. Estamos a falar de um treinador que conhece muito bem a realidade portuguesa e estou certo de que o Famalicão vai fazer um bom campeonato, prevê o ponta de lança, que concluiu recentemente uma aventura no APOEL (Chipre).

Um estilo privilegiado pela posse de bola

A finalizar, Tomané fez a radiografia sobre a forma como Armando Evangelista costuma colocar as suas equipas a jogar: O seu estilo privilegia bastante a posse de bola e o ataque continuado. Claro que, em determinadas situações, poderá ter de jogar em transição, mas o mister tem essa capacidade de adaptação aos vários sistemas e aos vários momentos do jogo. Relativamente ao relacionamento com o grupo de trabalho, o que recordo é que foi sempre um treinador com uma relação muito próxima com os jogadores. Até porque também esteve deste lado e consegue facilmente ter essa sensibilidade.

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense

Liga Portuguesa defende manutenção de verbas de solidariedade da UEFA para II Liga

  1. A LPFP defende a manutenção da fórmula de distribuição das verbas de solidariedade da UEFA para os clubes da II Liga
  2. A proposta da UEFA deixa a decisão sobre a distribuição da verba de solidariedade para os emblemas da I Liga em Portugal
  3. A LPFP quer defender o mérito desportivo e o 'competitive balance' através da equidade na redistribuição das receitas