O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu arquivar o processo disciplinar que visava a confusão no túnel do Estádio do Dragão entre elementos do FC Porto e do Estrela da Amadora, após o jogo que opôs as duas equipas para a 14.ª jornada da Liga.
Apesar de não ter atribuído culpas, o organismo aplicou multas à equipa técnica e à SAD do Estrela da Amadora, num total de 7.406 euros, devido aos incidentes verificados no túnel do Estádio do Dragão.
Multas aplicadas
Em comunicado, o CD esclarece que José Faria, treinador do Estrela da Amadora, foi multado em 816 euros, sendo que Luís Saraiva da Silva, treinador adjunto do Estrela, foi punido com uma multa de 490 euros. Também a SAD do clube lhe viu ser aplicada uma coima de 5.100 euros.
Sei que houve empurrões, várias pessoas envolvidas, disse José Faria após o jogo, denunciando os incidentes no túnel do Estádio do Dragão.
Justificação das sanções
O Conselho de Disciplina justifica as sanções aplicadas com a «violação dos deveres e dos princípios previstos no artigo 19.º, n.º 1, todos do RD» por parte da SAD do Estrela da Amadora.
Recorde-se que após o jogo, José Faria deslocou-se até à conferência de imprensa acompanhado por quatro polícias e dois elementos da segurança privada do estádio, tendo depois, perante a comunicação social, denunciado os empurrões no túnel do Dragão.