Italianos no comando da estreia de Portugal no Euro 2024

  1. Equipa de arbitragem italiana na estreia de Portugal no Euro 2024
  2. Marco Guida arbitrou o jogo com a Chéquia
  3. Cristiano Ronaldo ligeiramente adiantado em lance de golo validado
  4. Rafael Leão advertido por simulação

A equipa de arbitragem nomeada pela UEFA para dirigir a estreia de Portugal no Euro 2024 foi italiana. Marco Guida, o árbitro do jogo com a Chéquia, foi auxiliado à distância pelo compatriota Massimiliano Irrati, um dos VAR mais credenciados a nível mundial. Foi o terceiro desafio que Guida dirigiu da seleção nacional, o segundo oficial.

Seguimos uma análise técnica aos lances mais relevantes do encontro, com a perspetiva de um jornal especializado em futebol português.

Início com irregularidade


Logo no pontapé de saída para Portugal, Diogo Dalot estava vários metros dentro do meio-campo adversário, no corredor direito. Se a jogada resultasse em golo, a irregularidade valeria, porque só poderia ser detetada em campo (o VAR não podia intervir nesta situação), explicou a análise.

Contactos na área


No lance do 19', Holes usou as duas mãos para perturbar a ação de Cristiano Ronaldo, que estava à sua frente. Mas a jogada não teve quaisquer repetições que esclarecessem se o contacto foi ou não ilegal, pelo que a equipa de arbitragem aceitou como correta a decisão que (toda) a equipa de arbitragem tomou.


Já o remate de Rúben Dias desviado pelo corpo e não braço de Sulc foi bem assinalado como pontapé de canto para Portugal pela equipa de arbitragem.

Lances na área portuguesa


Aos 26', Coufal arriscou mas não cometeu infração sobre Rafael Leão. O árbitro considerou o lance legal na área da seleção checa.


Aos 32', Ronaldo surgiu isolado na cara de Stanek, permitindo a defesa in extremis do guarda-redes adversário. Apesar de o lance ter sido validado, o capitão português estava ligeiramente adiantado e, se fosse marcado golo, o VAR iria seguramente intervir para anulá-lo.

Advertências e expulsões


Aos 39', Rafael Leão tentou ludibriar o árbitro para que este assinalasse infração inexistente, sendo justamente advertido com o primeiro cartão amarelo da partida.


Aos 57', Patrik Schick cometeu infração sobre João Cancelo, valendo-lhe uma advertência que naquele contexto, pareceu algo excessiva.


Aos 66', Diogo Jota levantou o pé à altura da cabeça de Provod, tocando-o com clara imprudência, sendo bem assinalada a infração pelo árbitro italiano.

Golo do empate e lance polémico no fim


Aos 62', um golo da Chéquia, da autoria de Provod, inaugurou o marcador.


Aos 69', Nuno Mendes disputou bola aérea com Coufal sem carregar irregularmente o adversário, validando-se o golo de Hranac (na própria baliza) que empatou a partida.


Aos 87', um golo de Diogo Jota foi bem anulado por fora de jogo de Cristiano Ronaldo, demonstrando a eficácia [da tecnologia] ao serviço da verdade desportiva.


Já nos descontos, aos 90+1', uma falta clara de Nélson Semedo sobre o Doudera (obstrução com contacto) não foi assinalada pelo árbitro italiano. Ainda assim, Portugal acabou por marcar um golo válido aos 90+2', com Francisco Conceição.

Evanilson: "Estou cada vez mais em casa no Bournemouth"

  1. Evanilson elogiou a exibição da sua equipa, o Bournemouth, após o surpreendente triunfo por 3-0 em casa do Manchester United.
  2. O avançado brasileiro referiu estar «muito feliz» e a sentir-se «cada vez mais em casa» no Bournemouth, graças ao apoio do grupo.
  3. Evanilson deixou rasgados elogios a Tiago Pinto, o diretor desportivo do Bournemouth que o contratou, chamando-lhe «uma grande pessoa» e «grande amigo».
  4. Apesar de jogar no Bournemouth, Evanilson revelou continuar a acompanhar de perto a vida do FC Porto, clube onde se formou e representou durante três temporadas, dizendo esperar que os 'dragões' sejam campeões nacionais este ano.

Nacional procura vencer fora de portas no terreno do V. Guimarães

  1. Última vitória do Nacional fora de portas foi a 12 de maio, na Liga 2, por 3-2 no Mafra
  2. Última vitória do Nacional na I Liga fora de casa foi a 9 de fevereiro de 2021, por 1-0 no Boavista
  3. Nacional não vence como visitante há 7 jogos, somando apenas 2 pontos
  4. Treinador do V. Guimarães, Moreno, quer dar «uma prenda aos adeptos» no último jogo do ano em casa

Rio Ave quer contratar o avançado brasileiro Gustavo Furtado

  1. Gustavo Furtado é a figura do último classificado da Liga grega, tendo marcado três golos em 13 partidas
  2. Evangelos Marinakis, que detém 80% da SAD rio-avista, é mencionado como uma peça importante nas negociações
  3. Gustavo Furtado cumpre a primeira temporada no Lamia, depois de duas épocas na equipa B do Panathinaikos
  4. O Transfermarkt atribuiu-lhe um valor de 350 mil euros

Prestianni à espera da sua oportunidade no Benfica

  1. Prestianni chegou ao Benfica em janeiro por 9 milhões de euros
  2. Começou a época como titular, mas perdeu espaço após a chegada de Bruno Lage
  3. Soma apenas 30 minutos de jogo desde que Lage assumiu o cargo
  4. Está a ser utilizado na equipa B do Benfica

Otamendi atrasado, mas pode jogar com o Estoril

  1. Otamendi ainda não chegou a Portugal
  2. Otamendi estava na Argentina para celebrar os 15 anos da filha
  3. Otamendi deve chegar a Lisboa hoje à tarde
  4. Lage diz que já houve outras situações em que foram dadas folgas extras a jogadores

Rui Borges, o treinador que está a fazer sonhar o Vitória de Guimarães

  1. O Vitória de Guimarães tem 12 vitórias e 2 empates nas provas europeias em 2024/2025
  2. Rui Borges já treinou equipas como Mirandela, Académico de Viseu, Académica de Coimbra, Nacional da Madeira, Vilafranquense, Mafra e Moreirense
  3. O Vitória de Guimarães está nos oitavos de final da Liga Conferência e acabará em segundo lugar a fase de grupos, atrás apenas do milionário Chelsea
  4. Rui Borges diz que "se os jogadores finalizassem todas as situações que têm tido estava feito, o presidente vendia dez jogadores em janeiro"