Sp. Braga faz história ao vencer o Celtic em Glasgow

  1. Vitória por 2-0 em Glasgow
  2. Primeira equipa portuguesa a vencer no Celtic Park
  3. Ricardo Horta marcou o primeiro golo
  4. Carlos Vicens destacou a união da equipa

O Sp. Braga alcançou um feito inédito ao vencer o Celtic, em Glasgow, por 2-0, tornando-se na primeira equipa portuguesa a triunfar no mítico Celtic Park em competições da UEFA. Este marco histórico foi recebido com grande satisfação por parte da equipa e do treinador Carlos Vicens, que expressou a sua felicidade com a seguinte declaração: ““Estou satisfeito, muito contente, sobretudo pelos rapazes. Depois do jogo contra o Nacional, ficaram absolutamente conscientes de que o nível que temos de oferecer nos nossos jogos não pode ser nada parecido com o daquele dia.””

A vitória é ainda mais significativa considerando que, até este jogo, outras grandes equipas portuguesas, como o Benfica e o Sporting, não haviam conseguido vencer no terreno do Celtic. O Benfica foi o clube que mais se destacou, tendo acumulado três derrotas e um empate ao longo de quatro confrontos anteriores no estádio escocês. Por sua vez, o Sporting, enfrentou duas derrotas, e o Boavista somou um empate e uma derrota em suas visitas ao Celtic Park. A sequência de frustrações anteriores deixou os jogadores cientes da pressão que enfrentavam.

Ricardo Horta em destaque

Ricardo Horta, autor do primeiro golo da partida, também comentou a importância da vitória e falou sobre as especificidades do jogo: ““Foi uma vitória muito importante. Queríamos dar sequência à primeira jornada porque neste formato é preciso amealhar pontos em todos os campos. Fizemos uma exibição personalizada, estamos todos de parabéns. História? Queremos vencer sempre. Estamos felizes por esse marco e pelos três pontos.”” Ele ainda acrescentou sobre as bolas da Liga Europa: ““As bolas da Liga Europa são mais leves, fazem outro tipo de efeitos e tentei a minha sorte. Deu golo.””

O Treinador Carlos Vicens

Carlos Vicens enfatizou que a equipa necessitava de uma nova oportunidade após a má atuação contra o Nacional. Ele destacou o esforço da equipa afirmando: ““Eles precisavam de uma nova oportunidade para se redimirem, para mostrarem a versão da equipa que realmente são e hoje tivemos a oportunidade, o jogo, o cenário, para mostrar, para perceber que é essa união como equipa, desse esforço por vezes titânico para conseguir vitórias, que têm de oferecer no dia a dia.””

Vicens não deixou de expressar a sua felicidade pelo resultado, que trouxe seis pontos na tabela, reforçando a força da equipa jogando fora de casa: ““Estou muito, muito feliz, sobretudo por eles. Obviamente, pelos nossos adeptos, por todos aqueles que viajaram com a equipa e não pararam de torcer nem por um minuto. E também, obviamente, por conquistarmos a nossa segunda vitória, que já nos dá seis pontos, e sabemos como é difícil ganhar jogos fora de casa na Liga Europa.””

Uma vitória marcante na história do clube

Ficou a dúvida se a vitória foi a melhor exibição da época, mas o treinador preferiu focar-se no que é mais importante: ““Não sei se foi a melhor exibição. Sei que foi um jogo em que a equipa mostrou a sua competitividade e união, o que deve servir de exemplo para todos os jogos.”” O Sp. Braga escreveu, assim, uma nova página na sua história e no futebol português, marcando um triunfo que será lembrado por muitos anos pela sua comunidade e adeptos de futebol.

A derrota do Sporting na Champions e o Manchester United

  1. Derrota do Sporting por 1-2 diante do Nápoles na Champions
  2. Rasmus Hojlund, emprestado pelo Manchester United ao Nápoles, fez os dois golos dos italianos
  3. Kevin de Bruyne, que trocou o Manchester City pelos napolitanos, deu as duas assistências
  4. 'Corriere dello Sport' destacou o contributo de Hojlund e De Bruyne