Diagnóstico de Andrés Madrid sobre o momento do Braga
Andrés Madrid, de 43 anos, é atualmente treinador do Melgacense e já jogou 120 partidas pelo Braga. O argentino esteve também sob o comando de Carlos Carvalhal na primeira passagem deste pelos minhotos enquanto técnico. Agora, Madrid mostra-se preocupado com o que tem visto na Pedreira, alargando a análise a problemas que, entende, se têm replicado.
«O Braga complica a vida à procura do resultado»
«Olhar para esses 15 pontos perdidos em casa mostra mais do mesmo. Uma equipa que complica a vida a ir à procura do resultado, que esbarra em adversários bem estruturados que já sabem como o Braga os pode atingir e já estão capacitados para saber ferir. O modo de atacar do Braga tornou-se muito previsível e, mesmo com resultados que vão sendo consistentes nos últimos anos, não é uma equipa dominante como podia ser. Faz muito jogo interior, raramente explora os corredores para cruzamentos», afere Andrés Madrid.
«O grande problema não passa pelo plantel, é mais relacionado com atitude»
Para o antigo médio, o «plantel é equilibrado, talvez diferente do anterior» e o erro poderá estar em «haver jogadores que não diferem muito nas características». No entanto, a génese do problema é outra. «O Braga tem sempre atletas que tratam bem a bola, com qualidade e capacidade física. Faz parte da estratégia do clube. Mas, sinceramente, o grande problema não passa pelo plantel, é mais relacionado com atitude. Dentro de portas, acho que podem ver o que melhorar, há jogadores e um bom treinador para isso. Importante é que remem todos para o mesmo lado», adverte.
Apelo à união e não a arranjar culpados
O antigo médio reconhece que estão vivos os focos de contestação: «Quando não há resultados tudo se questiona, o treinador, as contratações, a posição do clube. Tem de se reunir as tropas e perceber os objetivos traçados, estabelecer novos limites, ajustar coisas. Bem ou mal, o Braga tem alcançado regularmente os objetivos. Podem ter ambição para muito mais, mas talvez a pressão não tenha sido boa para o grupo. Este treinador pode dar a volta pela sua experiência e por conhecer o clube melhor que ninguém».
Andrés Madrid apela à convergência contra a divisão: «O treinador já provou, os jogadores têm qualidade inegável e o presidente já mostrou como faz o Braga crescer. É momento de unir e não arranjar culpados, talvez repensar algumas coisas, como nas futuras aquisições e características mais necessárias. Para evoluir, por vezes, é preciso arriscar um pouco mais».