O futebol de praia em Braga, que durante anos conquistou títulos nacionais e internacionais, chega agora ao fim, deixando uma profunda tristeza em todos os amantes da modalidade.
Ao longo dos anos, o Sporting Clube de Braga tornou-se uma referência no futebol de praia, alcançando distinção a nível nacional e mundial. Esta notícia, que ninguém queria ouvir, foi anunciada recentemente através de um comunicado institucional, deixando claro que o projeto repleto de sucessos chegava ao seu término, para grande pesar daqueles que acompanhavam de perto esta modalidade.
Braga, a capital do futebol de praia
O futebol de praia ganhou uma importância tão grande na cidade de Braga que a Cidade Desportiva tinha um espaço específico a ele destinado, algo que ia de encontro aos sucessos que regularmente iam sendo conquistados nas areias, tanto a nível nacional, como a nível internacional.
"O período em que o Sporting CP tinha esta modalidade elevava a sua importância, uma vez que a competitividade era bastante forte na disputa dos diversos títulos. Contudo, a predominância bracarense na conquista das diferentes provas levou os leões a abandonarem a modalidade", refere o autor do texto.
Domínio interno e internacional
O Sporting Clube de Braga ia mostrando ao longo das épocas que mandava nas areias, tanto a nível interno como a nível europeu e mundial, tendo chegado a líder mundial, algo que orgulhava qualquer braguista, mesmo que se identificasse menos com a modalidade.
"O domínio interno traduziu-se na disputa de vinte títulos, onde os Gverreiros das areias conquistaram dezoito, o que revela uma supremacia muito grande sobre a concorrência. A nível internacional sublinho os quatro títulos europeus conquistados, que se juntam a dois títulos mundiais", destaca o autor.
Bruno Torres, a figura maior
O rosto maior do futebol de praia em Braga era de Bruno Torres, que durante vários anos teve a colaboração do seu irmão António na liderança competente que permitiu a conquista de tantos títulos por parte dos arsenalistas.
"Bruno Torres acumulou ao longo de várias épocas a função de jogador e de líder técnico da equipa e nos últimos tempos dedicou-se apenas ao comando técnico de um projeto de muitos êxitos", refere o texto.
Uma família que remava sempre para o mesmo lado
No plantel do Sporting Clube de Braga era possível observar laços familiares, como os irmãos Martins e os irmãos Thanger e Thales, que tinham o apelido de Nascimento.
"O espírito que reinava era de uma família que remava sempre para o mesmo lado, não se cansando de vencer com o símbolo brácaro ao peito", destaca o autor.
Tristeza pela perda de uma modalidade de sucesso
A notícia que ninguém queria ler chegou a público em forma de comunicado, anunciando a suspensão do futebol de praia em Braga, dando a conhecer a morte do sucesso que a modalidade conheceu na cidade e que nenhuma outra modalidade deverá alcançar no futuro.
O autor lamenta profundamente que no museu fiquem os muitos troféus conquistados por uma modalidade que agora vai desaparecer, precisamente numa altura em que a FIFA a quer elevar para o patamar olímpico.