Tudo em jogo nas últimas jornadas da I Liga

  1. O Sporting já é campeão nacional
  2. O Benfica vai terminar a I Liga no 2.º lugar
  3. O Vizela está despromovido
  4. O FC Porto e o Sporting de Braga ainda lutam pelo 3.º lugar

Uma temporada cheia de decisões

Apesar de o Sporting já se ter sagrado campeão nacional e o Benfica ter garantido o 2.º lugar, ainda há muito para decidir nas duas últimas jornadas da I Liga. Do 3.º lugar à última vaga da Taça da Liga, passando pela luta pela manutenção, esta reta final do campeonato promete muita emoção.

Com o Vizela já despromovido, seis clubes ainda lutam pela permanência na elite do futebol português. Além disso, o 3.º lugar, que dá acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, ainda está em aberto, assim como a última vaga para a Taça da Liga da próxima época.

Luta pelo 3.º lugar

O FC Porto e o Sporting de Braga ainda estão na luta pelo 3.º lugar da I Liga. O último lugar do pódio pode ser garantido pelo FC Porto se vencer o Boavista e o Sporting de Braga perder em Guimarães. Caso contrário, tudo ficará decidido na última jornada, com um direto confronto entre os dois clubes.

O Sporting de Braga, que ainda aspira ao 3.º lugar, garante no mínimo o 4.º se não perder em Guimarães, o que lhe vale também, no mínimo, o acesso à 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Já o Vitória precisa de vencer o dérbi minhoto para ainda ir para a última jornada com hipóteses de ficar no 4.º lugar.

Última vaga da Taça da Liga

O 6.º lugar garante a última vaga dos clubes da I Liga na próxima edição da Taça da Liga e tem dois clubes na corrida: o Moreirense e o Arouca. O Moreirense garante o 6.º lugar se vencer o Casa Pia, ou se empatar e o Arouca não vencer, ou se perder e o Arouca também perder.

Qualquer destes cenários permite ao Moreirense ficar pelo menos com três pontos de vantagem para o Arouca à partida para a última jornada, lembrando que o Moreirense tem vantagem no confronto direto em caso de igualdade pontual.

Luta pela manutenção

Seis clubes ainda lutam pela manutenção na I Liga, sendo que na 33.ª jornada não há nenhum duelo direto, mas pode ficar tudo definido. O Desp. Chaves é obrigado a vencer o Famalicão, caso contrário desce à II Liga. Mesmo vencendo, tem de esperar que o Portimonense perca ante o Rio Ave para alimentar hipóteses de ir ao play-off.

O Gil Vicente garante a manutenção se vencer ou empatar, uma vez que tem vantagem nos confrontos diretos com Estoril, Boavista e Portimonense. Já o Estoril garante a permanência se vencer o Sporting, ou se empatar e o Portimonense não ganhar.

Boavista e Estrela da Amadora

O Boavista garante a manutenção se fizer melhor resultado do que o Portimonense. Já o Estrela garante a permanência se fizer melhor resultado do que o Portimonense, independentemente dos outros jogos, uma vez que tem vantagem no confronto direto.

O Portimonense nunca garante a manutenção na 33.ª jornada, mas salva-se da descida direta desde logo se pontuar, ou se perder e o Chaves não vencer. O play-off será para si uma certeza caso não faça, no mínimo, resultado igual a Estrela e/ou Boavista nesta jornada.

Cenários finais

Nas últimas duas jornadas, muito ainda pode acontecer. O FC Porto pode garantir o 3.º lugar, o Sporting de Braga pode assegurar o acesso à Liga Europa e a luta pela manutenção pode ficar totalmente definida. Será um final de campeonato cheio de emoção e decisões até ao último minuto.

Florentino e Di María suspensos por cartões amarelos estratégicos

  1. Florentino e Di María viram o quinto cartão amarelo
  2. Ação permitiu suspensão no próximo jogo
  3. Treinador do Benfica confirmou posteriormente que apenas disse a Florentino que ia ser o melhor em campo
  4. Professor de Direito do Desporto considera comportamento reprovável do ponto de vista ético

Arsenal duvida da capacidade do sueco Gyokeres para a Premier League

  1. O Arsenal continua atento ao bom momento de Viktor Gyokeres no Sporting
  2. William Gallas duvida da capacidade de Gyokeres se adaptar à Premier League
  3. Gyokeres tem 26 anos e já marcou 20 golos na liga portuguesa pelo Sporting
  4. Gallas acredita que a pressão de jogar no Arsenal pode ser demasiada para Gyokeres